Ucrânia: Bono, do U2, se apresenta no metrô de Kiev

Banda informou ter atendido a um convite do presidente Zelensky
-Publicidade-
Da esquerda para direita, Bono, Taras Topolia e The Edge
Da esquerda para direita, Bono, Taras Topolia e The Edge | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bono, vocalista do U2, se apresentou no metrô de Kiev, capital da Ucrânia, neste domingo, 8. O show contou com a participação de The Edge, guitarrista da banda, e ocorreu na estação de Khreschatyk, no coração da cidade.

Pelo Twitter, o U2 afirmou que Bono e The Edge atenderam a um convite de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, para tocar em solidariedade ao país.

A apresentação contou com a participação de Taras Topolia, vocalista da banda ucraniana de pop-rock Antytila. O artista se alistou no exército local e estava participando de operações em Kharkiv, um dos focos da ofensiva russa no território do país.

-Publicidade-

O U2 pediu a “ajuda” de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, para “extrair soldados ucranianos de Mariupol, Azovstal, onde os russos estão organizando literalmente um inferno, agora mesmo”.

Simbolismo da data

O dia 8 de maio marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Também neste domingo, Jill Biden, primeira-dama dos Estados Unidos, visitou a Ucrânia. Ela foi recebida por Olena Zelenska, mulher do presidente ucraniano.

Além disso, Zelensky participa hoje de uma video conferência com o G7 — conselho formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, que conta com representantes da União Europeia. Atualmente, a presidência do grupo está com os alemães.

Na sexta-feira 6 de maio, durante o anúncio do encontro, Christiane Hoffmann, porta-voz do governo alemão, disse que 8 de maio tem um significado especial este ano, pois Rússia e Ucrânia foram vítimas da Alemanha nazista e estão agora em guerra um com o outro.

Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.