Em reunião nesta sexta-feira, 30, os ministros dos países membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre medidas emergenciais para tentar reduzir os preços da energia. Eles vão impor taxas emergenciais sobre os lucros inesperados das empresas de energia e racionamento em horários de pico, além de ainda discutir um teto para o preço do gás.
O preço da energia é o principal fator de impacto da inflação, que em setembro alcançou a maior taxa da história da UE — 10%.
O pacote aprovado nesta sexta-feira inclui duas taxas: uma sobre os lucros excedentes das empresas de combustíveis fósseis obtidos neste ano ou no próximo e outra taxa sobre as receitas excedentes que os produtores de energia de baixo custo obtêm com os custos crescentes da eletricidade.
Um terceiro ponto é a redução obrigatória de 5% no consumo de eletricidade nos horários de pico. Também foi aprovada uma proposta indicativa — não obrigatória — de redução do consumo mensal de energia em 10%.
O próximo passo será negociar um teto para o preço do gás, embora muitos países, principalmente a Alemanha, se oponham à medida. Pela proposta, todos os países teriam de concordar em apenas comprar o produto por um preço-limite, forçando o mercado a baixar os preços. No entanto, muitos temem não conseguir comprar gás e congelar no inverno.
“Todas essas medidas temporárias estão muito bem, mas, para encontrar a solução para ajudar nossos cidadãos nesta crise de energia, precisamos limitar o preço do gás”, disse o ministro da Economia croata, Davor Filipovic, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Quinze países, incluindo França, Itália e Polônia, pediram a Bruxelas que propusesse um teto de preço em todas as transações de gás no atacado, para conter a inflação.
O limite deve ser estabelecido em um nível “alto e flexível o suficiente para permitir que a Europa atraia os recursos necessários”, disseram Bélgica, Grécia, Polônia e Itália, em nota.
Mas Alemanha, Áustria, Holanda e outros alertam para o fato de que amplos tetos de preço do gás podem deixar os países lutando para comprar gás se não puderem competir com compradores em mercados globais competitivos em preços.
Devem pesar nas discussões os vazamentos descobertos na segunda-feira 26 nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, investigados como atos de “sabotagem”. Desde o início de setembro, a Rússia cortou por tempo indeterminado o gás para a Europa.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
UE vivendo dias semelhantes às mais insignificantes republiquetas socialistas “latrino” americanas. Nunca ao menos imaginei que um dia iria assistir a esse descalabro.
A europa está sendo comparada ao Titanic.
O plano globalista de acabar com a Europa dando passos decisivos! Burocratas não eleitos em Bruxelas, confortavelmente em seus ambientes controlado,s decidindo o que a massa pagadora de imposto friolenta deverá fazer! O Velho Mundo no início do fim. O povo arrogante e “culto” europeu leu muito (segundo um conhecido meu, os suiços vivem com livros nas mãos!), só que leram os livros errados, livros demasiados “progressistas”. Resultado: se lascaram! Como diz aquele velho rock, ” isso é só o fim…”.
Agora vão usar o carvão direto, falsos ambientalistas.
Derrete,velho continente.Agora,os imigrantes vão ter a oportunidade de conferir como funciona a fraternidade do velho mundo.
É uma idiotice atrás da outra, eles vãos acabar realizando o sonho de tentar viver a energia. No Camboja tentaram a utopia do comunismo perfeito onde todo mundo que tinha até mesmo um conhecimento maior tinha de ser eliminado
Na Europa vão tentar viver a utopia de viver sem energia
Não estavam com tempo sobrando para atacar o Brasil?
Que se lasquem! Afunda União Europeia!