A União Europeia (UE) decidiu nesta quarta-feira, 31, restringir o acesso de turistas da Rússia a vistos para entrar em qualquer país do bloco econômico. O acordo foi selado em uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores dos países realizada em Praga, capital da República Tcheca.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse em entrevista coletiva que esta decisão “reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos Estados membros da UE”, uma vez que o processo se tornará mais difícil e levará mais tempo.
Segundo a UE, desde meados de julho, houve um aumento substancial nas passagens de fronteira da Rússia em Estados vizinhos. “Vimos muitos russos viajando a lazer e para fazer compras, como se nenhuma guerra estivesse acontecendo na Ucrânia”, disse Borrell.
A decisão foi fortemente defendida pelos países orientais e nórdicos do continente, principalmente, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Finlândia.
O acordo ainda terá de ser aprovado por todos os Estados membros em nível do Conselho Europeu.
Os países da UE exigem visto aos turistas russos, mas um acordo feito entre Bruxelas e Moscou havia facilitado o processo. Agora, será muito mais difícil e, sobretudo, mais caro para um cidadão russo conseguir cruzar as fronteiras do bloco europeu.
The winter is coming!
Absurdo punir o cidadão (a) Russo pela existência de uma guerra.