A partir do sábado 18, as viagens não essenciais entre França e Reino Unido estarão proibidas. Anunciada pelo governo francês, a medida visa servir como contenção para a variante Ômicron. Até o momento, essa variação do coronavírus tem se mostrado menos letal que as demais.
Em um comunicado, o governo da França disse que os viajantes, vacinados ou não, vão precisar de uma razão importante para ir ou voltar do Reino Unido, bem como apresentar um teste negativo e comunicar um endereço em território francês.
Também será exigido o isolamento de sete dias na chegada. Contudo, ele pode ter fim depois de 48 horas, se um teste feito no desembarque apresentar resultado negativo, afirmou o porta-voz do governo, Gabriel Attal. Ele afirmou ainda que a França já identificou 240 casos da nova cepa.
A variante Ômicron no Reino Unido
Na segunda-feira 13, o premiê britânico, Boris Johnson, anunciou a primeira morte relacionada à nova cepa do coronavírus no Reino Unido.
No domingo 12, Johnson afirmou que um “maremoto” de casos relacionados à variante Ômicron está prestes a atingir o país e que a população deve urgentemente receber uma dose de reforço da vacina contra a covid-19.
A descoberta da mutação
A variante Ômicron apareceu pela primeira vez no sul do continente africano no fim de novembro. Todavia, o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul revelou que o patógeno circula naquele país pelo menos desde o dia 8 daquele mês.
Ô Macron!
Querem o terror, a instabilidade. Q o banana do presidente não caia mais nessa. Se em 2019, quando em um ano a economia já mostrava fortes sinais de recuperação, o presidente fosse de alguma das gangues não teríamos locknown e a narrativa seria bem diferente, ponderariam as questões econômicas e a mídia só mostraria países sem Lockdown. Afinal de contas pq não fazemos o mesmo para o estado de guerra que se tem aqui com valores absurdo de vidas perdidas de forma violenta ? Não mostram o q os países fazem para isso, não é ? É uma manipulação terrível.
Esses caras não percebem que o vírus muta simultaneamente em vários países? Até parece que fechar fronteira vai servir para algo …