Sob protestos da oposição, Venezuela realiza eleições legislativas neste domingo

Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, não concorre à reeleição
-Publicidade-

Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, não concorre à reeleição

O líder da oposição ao governo Maduro, Juan Guaidó
-Publicidade-

A Venezuela realiza neste domingo, 6, eleições para a Assembleia Nacional. Além das 167 cadeiras já existentes, foram criadas mais 110 vagas pelo novo Conselho Eleitoral Nacional. Com a mudança, o número de deputados eleitos chegará a 277, com posse prevista para janeiro de 2021.

Entre os mais de 14 mil candidatos estão a primeira-dama, Cilia Flores, e o filho de Maduro com sua primeira mulher, Nicolás Maduro Guerra, que para a campanha adotou o nome Nicolás Ernesto. Mais de cinco milhões de cidadãos estão aptos a votar, mas o voto não é obrigatório na Venezuela e é esperado que os níveis de abstenção sejam altos devido à pandemia de covid-19.

Boicote da oposição

O bloco formado por 27 partidos de oposição ao governo de Nicolás Maduro não participa do pleito marcado para este domingo. Como justificativa, o grupo afirma que as autoridades eleitorais foram nomeadas pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), de tendência governista – no passado, essa era uma competência do Parlamento.

Leia também: “Entre as nações amazônicas, Venezuela e Bolívia são as campeãs de focos de incêndio”

A Assembleia Nacional é presidida por Juan Guaidó e é o único setor do governo não comandado por aliados de Maduro. Entretanto, a instituição perdeu força política, já que o Supremo Tribunal anulou todas as suas decisões e a declarou em desacato. Guaidó rejeitou participar das eleições para evidenciar a fraude eleitoral na Venezuela e portanto, não concorre à reeleição.

“O mundo já sabe que é uma ditadura e que as eleições não são livres, a União Europeia já disse isso, a ONU publicou um relatório recente em que lista os delitos cometidos pela ditadura”, diz Guaidó, falando de Caracas em entrevista ao portal G1 em setembro deste ano.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Por um acaso alguém vai informar para você, que as empresa das eleições zenezuelanas é smartmatic, que estavam aqui nas eleições de Dilma, e estão por trás das eleições pelo correio nos Estados Unidos, e que o seu sócio hj é membro de uma das ONGS de George soros, será que vão te contar isso?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site