publicidade
Mundo

Vídeo: brasileiros viram moradores de rua em Portugal

O país europeu vive uma crise de moradia desde 2017

brasileiros Portugal
Rita Borges, voluntária da ONG Noor´Fatima, que distribui comida para a população nas ruas, diz que tem percebido um aumento no número de pessoas nessa situação | Reprodução/YouTube

Desde 2017, a crise de moradia em Portugal fez com que a quantidade de moradores de rua aumentasse. Hoje, quase 11 mil pessoas vivem nessa situação no país. Desse número, 10% são estrangeiros — entre eles, brasileiros. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com a reportagem do site da emissora alemã DW, algumas dessas pessoas trabalham, mas não têm condições de pagar aluguel. Tal situação faz que com elas se vejam obrigadas a morarem em barracas, na rua. 

Rita Borges, voluntária da organização não governamental Noor’Fatima, que distribui comida para a população nas ruas de Portugal, diz que tem percebido um aumento no número de pessoas nessa situação. 

Leia também: “Presidente do Parlamento de Portugal reconhece dificuldades de brasileiros no país”

“Estou na Noor’Fatima há dois anos”, afirmou Rita à DW. “Noto que neste último ano há muito mais gente. E há mais brasileiros e pessoas também do Leste Europeu.”   

A reportagem da DW mostra que pessoas que foram a Portugal para tentar construir uma vida melhor acabaram empurradas para a vulnerabilidade das ruas. 

Leia mais: “Dois brasileiros morrem em acidente de trabalho em Portugal”

De acordo com as pessoas ouvidas, há dois motivos para essa situação: falta de emprego ou trabalho com salário insuficiente para conseguir comprar o básico, como comida e uma casa. 

Brasileiros saíram do aluguel para irem às ruas de Portugal 

A brasileira Andreia Machado da Costa disse que teve uma ideia para fugir do aperto financeiro. Ela pagava para ter um lugar para dormir, no entanto, o aluguel passou a ficar mais caro. Andreia se viu sem escolha e teve de ir morar numa barraca, em um acampamento na Praia de Carcavelos, na Grande Lisboa. 

“Aqui nesta tenda começou essa estratégia”, disse Andreia. “Eu tinha duas dessas. Em uma eu dormia, e a outra eu usava para guardar minhas roupas.”

Leia também: “Nacionalidade portuguesa: nova lei pode favorecer brasileiros”

Marciele, natural de Presidente Prudente (SP), foi para Portugal em busca de melhores condições de vida. Ela diz que tem conseguido economizar dinheiro pelo fato de morar no acampamento. No entanto, afirma que deseja voltar ao Brasil. 

“Eu só queria juntar dinheiro para voltar, ir embora”, disse Marciele. “Tenho muita vontade de voltar para o Brasil”

Leia mais: “Apoiadora de Lula, Fernanda Lima abandona o Brasil e decide viver em Portugal”

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    A pessoa se propoe a morar numa barraca … Sem comentarios. Isso que dá sair do Brasil por impulso porque viu outros fazendo o mesmo. Lutar para melhorar aqui não quer. Agora compreendo o motivo dos portugueses estarem hostilizando os brasileiros. Mais favelados para eles.

  2. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Qualificação profissional é o maior problema, até em seu País Natal.

  3. Renato
    Renato

    As pessoas pensam que estando sem trabalho no seu país aí entram em um avião, chegam no novo país e os problemas terminaram. Pura ilusão. Normalmente migram de forma impulsiva e normalmente sem nenhuma qualificação profissional.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.