A eleição do esquerdista Gabriel Boric para a Presidência do Chile vem causando forte impacto negativo na Bolsa de Valores do país. Na segunda-feira 20, o dia seguinte à eleição, o dólar disparou e teve o maior salto desde 2008.
O peso, por sua vez, chegou a sofrer um tombo de mais de 3%, ampliando as perdas da moeda local para mais de 18% neste ano, um dos piores desempenhos do mundo perante o dólar. O dólar foi negociado a 878 pesos chilenos (R$ 5,77), maior valor desde março de 2020, no início da pandemia de covid-19.
O índice SP IPSA, o principal da Bolsa de Valores chilena, registrou um forte recuo de quase 8% na abertura do pregão na semana. O índice da Bolsa de Santiago fechou em queda de 5%.
Nesta quarta-feira, 22, o indicador ainda opera no negativo, embora próximo da estabilidade (-0,4%).
Em relatório divulgado ainda no domingo 19, o vice-gestor de estratégia de investimento da Falcom Asset Management, Hugo Osorio, afirmou que “os preços de mercado ainda não tinham incorporado que Boric poderia ganhar a eleição com uma margem tão ampla e um comparecimento tão alto”.
Ex-líder estudantil de extrema esquerda, Boric obteve 56% dos votos válidos, enquanto o conservador José Antonio Kast ficou com 44%. Mais de 8,3 milhões de chilenos foram às urnas, na maior participação desde o restabelecimento da democracia no país, em 1990.
O novo presidente do Chile
Aos 35 anos, Boric será o mais jovem presidente da história do país e vai suceder ao direitista Sebastián Piñera, cujo segundo mandato termina em março de 2022. O esquerdista governará com um Congresso dividido, com o qual será necessário negociar para viabilizar projetos como as reformas da Previdência e do sistema tributário.
Além disso, Boric será presidente durante a assembleia que vai definir uma nova Constituição para o Chile. Caberá a ele implantar a Carta Magna, caso ela seja aprovada. Nas últimas semanas, Boric obteve o apoio dos ex-presidentes Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, ambos também de esquerda.
Em seu programa de governo, as principais propostas são “o feminismo, o ambientalismo e a descentralização do poder”. O presidente eleito também defende a legalização do aborto, além de um Estado social-democrata.
Apoiado pelo Partido Comunista do Chile, Boric foi o responsável pelas articulações das manifestações violentas no Chile em outubro de 2019. Depois dos protestos, o presidente Piñera se viu forçado a convocar uma Assembleia Constituinte.
Só em pensar que teremos eleições em 22, sinto calafrios. Deus nos proteja da corja esquerdista que pretende hegemonia na infeliz América Latina.
Os chilenos escondam seus gatos e cachorros que no futuro serão iguarias.
O triste dessa situação é que esse cidadão vai destroçar a economia chilena, até recuperar irão anos, como acontece por aqui. Os ricos irão embora, mas quem pagará a conta será a classe média chilena, espero que não estejamos indo para o mesmo caminho.
As elites são umas desgraças para os países, eles criam crises para ganhar com a miséria alheia, forçam prejuízos para a mídia comprada criar temor no mercado
É o demônio pouco a pouco dominando as nações, se o povo elege pessoas comprometidas com a agenda progressista, é porque deseja a fome, a miséria e o sofrimento ou tudo é consequência das benditas urnas eletrônicas, será que alguém com sã consciência confia?
Chile mais um Pais sulamericano no Rumo da Venezuela. Que diga a Argentina Taca em Idiotas Uteis. Só tem efeito se For Muita.
Isso porque nem tomou posse ainda…
ISSO É SÓ O PRIMEIRO DIA!!!!!
A única coisa que podemos adiantar é que vai dar muita merda por lá, só não sabemos o tamanho do monte. Guardando as devidas proporções seria como se o desocupado do Lindibergue Faria do PT ganhasse as eleições para presidente do Brasil, imaginem a merda que iria ser ou então, no lugar dele, o Boulos Fecalis. Ia dar merda ou não ia? Vamos ver se até lá, essa galera aí vai criar juízo.
Estou abismado com suas opiniões ultimamente, não sei se é pegadinha do malandro ou se realmente teve um lapso de sensatez, pois nunca concordei tanto contigo como ultimamente!
E você está se achando o que? Que estou fazendo essa “pegadinha do malandro” é para te agradar ou quem quer que seja? Se é sobre o seu Mito, continuo com a mesma opinião sobre o assunto: Eu prego o voto NULO nessa próximas eleições e só votarei nesse sujeito como da outra vez, se notar que o Capiroto Nove Dedos estiver realmente ameaçando vitória como mostram essas pesquisas fajutas. Meu voto será fundamental? Claro que não, mas ajuda um pouco.
O plano do Foro de São Paulo está sendo implantado à risca. E os isentões continuam sonhando com a tal terceira via…