Os voos militares foram retomados no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta terça-feira, 17, informam as agências internacionais. Ontem, como Oeste noticiou, o local foi palco de um verdadeiro caos, com centenas de pessoas tentando fugir do país depois de o Talibã ter tomado a capital no fim de semana e reassumido o governo local.
Os voos civis ainda não foram retomados. Tropas dos Estados Unidos e de outros países tomaram o controle do aeroporto Hamid Karzai e liberaram apenas os voos militares destinados à retirada de diplomatas e civis do Afeganistão.
Leia mais: “Controle do Talibã no Afeganistão ameaça a liberdade das mulheres”
Segundo a agência Reuters, pelo menos 12 voos militares já decolaram do local nas últimas horas. Uma aeronave da Força Aérea da Índia levou mais de 170 pessoas, entre as quais o embaixador do país no Afeganistão. A embaixada da França também confirmou que cidadãos franceses deixaram Cabul em um avião militar.
Leia também: “Em nota, Itamaraty lamenta violações dos direitos humanos no Afeganistão”
De acordo com o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, a situação “está se estabilizando” graças aos esforços de “evacuação”.
Com informações da Reuters e agências internacionais
Leia também: “Otan se manifesta contra violações de direitos humanos no Afeganistão”
Another day in #Kabul HKIA airport. Situation under control #Afghanistan pic.twitter.com/PewkXN5F16
— Stefano Pontecorvo (@pontecorvoste) August 17, 2021