O vulcão Sakurajima entrou em erupção neste domingo, 24, na ilha de Kyushu, localizada na cidade de Kagoshima, no Japão. Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa (JMA) o nível de alerta para o fenômeno é de número cinco, o mais alto, por isso, cerca de 50 pessoas foram retiradas do local. Não houve relatos de feridos ou danos em propriedades.
Segundo a JMA, o Sakurajima entrou em erupção por volta das 20 horas (horário local). A televisão estatal NHK relatou, hoje, que foi possível ver pedras vulcânicas caindo a uma distância de 2,5 quilômetros (km) do vulcão. A agência emitiu um alerta de evacuação imediato no lugar.
O vulcão Sakurajima na Ilha de Kyushu entrou em erupção na noite desse domingo por volta das 20:05 (8:05 aqui)
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para evacuação imediata a área. Se você tem parentes na região, procure entrar em contatopic.twitter.com/b7nih4h9si
— Jdrama Updates (@jdramaupdates) July 24, 2022
Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do país, tendo erupções de diversos níveis regularmente. Só em 2019, ele soltou cinzas a 5,5 km.
Em entrevista coletiva realizada hoje, Yoshihiko Isozaki, vice-secretário do governo japonês, descartou a possibilidade de problemas na usina atômica de Sendai terem provocado, de alguma forma, a erupção no vulcão. A usina fica a cerca de 50 km de distância de Sakurajima.
Imagens feitas pela mídia local mostram uma espécie de lava vermelha escorrendo de um lado do vulcão. Algumas grandes gotas eram expelidas para o alto.