Xi Jinping quer ambiente ‘justo e transparente’ na UE para empresas chinesas

Em contrapartida, Pequim informou que seguirá aberta às empresas europeias

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Jinping afirmou que a China vai fortalecer a comunicação estratégica e a coordenação com o bloco europeu
Jinping afirmou que a China vai fortalecer a comunicação estratégica e a coordenação com o bloco europeu | Foto: Divulgação/Xinhua

O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, disse na quinta-feira 1º que espera negociar com a União Europeia (UE) um acordo “justo e transparente” para as empresas chinesas.

“A China permanecerá aberta às empresas europeias”, declarou Xi, durante reunião com Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

No encontro, ambos também falaram sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, sobre a pandemia de covid-19, sobre as “mudanças climáticas” e o desenvolvimento sustentável.

-Publicidade-

Eles ainda trataram da relação entre a China e os 27 países membros da UE. Conforme noticiou a rede de televisão chinesa CCTV, Xi afirmou que Pequim vai fortalecer a comunicação estratégica e a coordenação com o bloco europeu.

Além disso, o presidente chinês disse esperar que os países da UE “estabeleçam uma percepção objetiva e correta da China”. Xi ainda destacou que Pequim trabalha para garantir a estabilidade da cadeia de suprimentos.

Em coletiva de imprensa, Michel afirmou que a China é o principal parceiro comercial de bens da UE. “A nação asiática é responsável por mais de 20% das importações europeias”, observou. “O crescimento da China nas últimas décadas beneficiou tanto a China como a UE e contribuiu substancialmente para a dramática transformação econômica do país.”

Invasão russa

Ao comentar a invasão russa à Ucrânia, o líder chinês apoiou os esforços da UE na mediação do conflito. “Resolver a crise ucraniana por meios políticos é de melhor interesse da Europa e de interesse comum de todos os países da Eurásia”, declarou Xi. “Nas condições atuais, devemos evitar a escalada e expansão da crise e trabalhar pela paz.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.