publicidade
No Ponto

A disputa velada entre Gilmar e Dino com Nunes Marques

Os três ministros do STF atuam nos bastidores para influenciar a escolha do próximo desembargador do TRF1

gilmar mendes
Os ministros do STF Gilmar Mendes e Nunes Marques | Foto: Reprodução

Uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) transformou-se em um novo capítulo de disputa por influência entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A cadeira está aberta há cinco meses, desde a aposentadoria de Novély Vilanova, e a escolha do sucessor cabe ao presidente Lula.

O tribunal é o maior da Justiça Federal do país. Além do Distrito Federal, tem jurisdição sobre 13 Estados — Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins — e concentra processos de grande impacto político, econômico e administrativo que envolvem a União.

Receba nossas atualizações

Conforme apurou a coluna, Gilmar Mendes e Flávio Dino atuam em favor de Fausto Mendanha Gonzaga para barrar a articulação de Nunes Marques, que tenta levar ao TRF1 Henrique Gouveia da Cunha, seu juiz auxiliar no STF. O terceiro integrante da lista tríplice é Itagiba Catta Preta Neto, tido como “bolsonarista” por uma ala do STF, e também próximo de Nunes Marques. Em março de 2016, Catta Preta concedeu uma liminar que suspendia a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil de Dilma.

De acordo com relatos, Mendes e Dino tentam conter a influência de Nunes Marques no Judiciário. Na avaliação de pessoas próximas a eles, tanto Cunha quanto Catta Preta integram a cota do ministro, e a escolha de qualquer um deles ampliaria seu poder.

A movimentação ocorre dois anos depois de outra queda de braço nos bastidores. Na guerra por uma vaga no Superior Tribunal de Justiça, Nunes Marques emplacou Carlos Brandão, apesar da resistência de Dino, e convenceu Lula.

Embora tenha sido indicado ao STF por Jair Bolsonaro, Nunes Marques mantém boa relação com Lula. O ministro já esteve no Palácio do Planalto fora da agenda oficial e também se encontrou com o presidente em eventos sociais.

+ Veja mais notas exclusivas e de bastidor na coluna No Ponto

O candidato de Dino e Gilmar Mendes

flávio dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, faz o ‘L’ para o público, durante a 7ª Marcha das Margaridas, no Congresso Nacional – 18/8/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Segundo apurou Oeste, o ex-deputado Elias Vaz (PSB-GO) teve papel relevante na articulação em favor de Gonzaga.

Amigo de Dino, Vaz apoia a candidatura do magistrado e levou seu nome ao ministro do STF.

Membro da ala de Dino e desafeto de Nunes Marques, Mendes resolveu encampar a indicação.

Leia também: “Babá do Brasil”, reportagem publicada na Edição 329 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

1 comentário
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    UMA DICA PRO NUNES… LEVA UM BOLO DE CHOCOLATE E UM VIDRO COM ALGUMAS MOSCAS PRA REUNIÃO COM OS DOIS….
    NÃO PRECISO EXPLICAR NÉ !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade