O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, está irritado com o tratamento que os militares do Exército têm recebido por parte de alguns parlamentares da CPMI do 8 de Janeiro. Em uma publicação nas redes sociais, o senador — que também é general — comentou sobre “honra, coragem e decoro parlamentar”.
“Sobre honra, coragem e decoro parlamentar… aqueles que aproveitam de seu foro privilegiado e de suas prerrogativas inquisitórias em uma CPMI, ofendendo e difamando pessoas que lá estão formalmente designadas para prestar esclarecimentos, não são dignos representantes dos votos que receberam e pior, demonstram que sua valentia só se presta para redes sociais”, escreveu Mourão na sexta-feira 15.
Conforme interlocutores de Mourão, o recado não tinha “nome”, mas tinha “endereço”. O general se referia a participação do senador Jorge Seif (PL-SC) na sessão da CPMI da quinta-feira 14. Na ocasião, Seif chamou o general Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), de “covarde”.
Na CPMI, Seif mostrou um vídeo da oitiva de Dutra à CPI do 8 de Janeiro do Distrito Federal. O ex-chefe do CMP relatava que, na noite de 8 de janeiro, ligou para o G. Dias, então ministro do GSI, para pedir que a desmobilização no acampamento em frente ao quartel-general em Brasília fosse realizada apenas na manhã da segunda-feira 9.
G. Dias teria tentado convencer Lula, mas não obteve sucesso. “Insisti e ele passou o telefone para que eu falasse com o presidente”, continuou Dutra. “Expliquei ao presidente que, até o momento, o lamento era devido à depredação, mas que se a desmobilização acontecesse naquela noite, poderiam acontecer mortes. O presidente concordou.”
Na conversa, Lula teria dito que todos os que estavam nos acampamentos eram “criminosos”, e Dutra teria concordado. Dutra ainda elogiou a “inteligência emocional” do presidente. Além de Seif, nas redes sociais, internautas ofenderam o ex-chefe do CMP chamando-o de “general melancia” — verde por fora e vermelho por dentro.
A insatisfação de Mourão também se estende aos ataques proferidos pela base governista. O senador também não teria gostado do modo como o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro, e o coronel Jean Lawand Júnior foram tratados pelos membros do colegiado.
Na avaliação do ex-vice-presidente, quando os militares vão ao colegiado usando a farda, representam a instituição Exército, portanto, desrespeitá-los atinge a cúpula das Forças Armadas. Em resposta a Hamilton Mourão, nas redes sociais, Seif rebateu:
Para o covarde do Dutra, o prevaricador do Gdias e demais nádegas flácidas do alto comando, que estão dentro ou fora das FFAA atualmente, deixo para reflexão o significado de perfídia: pic.twitter.com/t9sTCkSE2D
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) September 16, 2023
Os deputados federais André Fernandes (PL-CE) e Carla Zambelli (PL-SP) também rebateram Mourão. “Valente mesmo é você, que não teve sequer coragem de ir na CPMI defender seu colega de farda. Bundão!”, escreveu Fernandes.
Já Carla disse que Mourão deveria “honrar os votos que teve” e que “sempre teve a sensação de não confiar” nele. Além disso, a parlamentar disse que as Forças Armadas, até 2022, era a “instituição mais confiável” do Brasil.
Em entrevista a Oeste em junho deste ano, Hamilton Mourão comentou o fato de a imagem do Exército ter ficado “arranhada” com o eleitor conservador. Segundo ele, há uma “incompreensão muito grande por parte da sociedade”.
“Sempre pergunto quando me abordam: ‘Vocês queriam um golpe de Estado? Como ele se daria? Iriam destituir todos os governadores e o Congresso? Eu, que era vice-presidente, seria preso? Qual era a finalidade desse golpe de Estado? Fazer uma nova eleição ou manter o Bolsonaro como ditador?’. Esse processo das redes sociais, com as notícias falsas, é uma coisa complicada. Começou com a extrema-esquerda e, depois, chegou à extrema-direita”, disse o senador à época.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Senador de gabinete, de redes sociais e nada mais.
Olavão sempre cantou a pedra.
Esse senador, ex vice-presidente que sempre complicou a vida do ex-presidente, acovardado como seus pares, recebeu excelentes respostas à sua aloucada colocação. Infelizmente, as antes gloriosas FFAA, não mais têm o respeito da população brasileira pelas decisões tomadas dando vez aos comunistas cada vez mais distanciar essas forças do povo. Jogada comunista? Acordem, FFAA, sempre existirá a possibilidade de perdão.
Gostei da rima : Mourão ,melancia bundão o
O chefe dá priscilinha missão dada missão cumprida!
Melancia
Agiu conjuntamente com os PTralhas no dia 8….
São PARCEIROS!!
Generais não gostam de capitães acima deles….preferem um corrupto, um ladrãozinho…a obedecer do que um “soldado raso”
sinceramente não sei o motivo dessa “decepção” com as Fracas Armadas, sempre foram assim, composta por funcionários públicos esperando a aposentadoria de preferencia sem nunca trabalhar pelo que foram contratados. Na ultima vez que foram forçados a entrar em um conflito (2ª guerra) mesmo com todo o dinheiro gasto com a manutenção dos oficiais na Rio de Janeiro, com todas a mordomias, não tinham um misero batalhão em condições de combate, tiveram que serem treinados na Itália pelos Americanos. continuam sendo uma VERGONHA.
LAMENTAVEL ESTE MOMENTO PARA O EXEERCITO BRASILEIRO, DEIXARAM OS MOVIMENTOS SEM ORIENTAÇAO E DESTINO AGORA ESTA PAGANDO
Duro é ter que ouvir um nada falando mentiras, tentando justificar o injustificável. Por que esse indivíduo insiste em fingir que ignora a realidade? Será que esse sujeito não percebe o que foi feito para colocar o lula no poder? Será que ele não sabe por que o lula foi posto lá? Tendo sido vice-presidente da república, sendo general, não pode se fingir de burro como está fazendo. Quer que a sociedade engula esse tipo de exército que temos por aqui, comandado por esses generais do tipo dele? Está enganado. Na sociedade há muitas pessoas infinitamente mais inteligentes e patriotas que a soma desses predicados de todos os oficiais generais do exército atual.
A imagem do exercito ficou arranhada?
Incompreensão da sociedade ?
Primeiro : a imagem do exercito não foi arranhada , foi destroçada isso sim.( e não vai se recuperar a menos que haja um novo 31/03/64 e como isso nunca vai acontecer a imagem ficará assim mesmo general
Segundo : incompreensão da sociedade ?
Devia dizer isso para os presos da papuda e da colmeia . Vai ser difícil convencer a “sociedade” general.
Mandei esse CANALHA IMUNDO ir plantar batatas, ou MELANCIAS.
NINGUÉM mais respeita generalzinho. O exército JAMAIAS terá novamente o nosso respeito!
A Comandante Nádia estaria representando muito melhor os RS no senado do que esse sujeito
“Vocês queriam um golpe de estado?
Gal. Mourão…. Não, apenas que as Forças Armadas divulgassem o código fonte. Só isso?
Se o grande general de “trinta” estrelas prevaricou, traiu a pátria, traiu o povo, acobertou um golpe ordinário, não merece um mínimo de respeito. E apesar de muitas desconfianças desse general que carrega a bandeira da china na lapela, já começo a não respeita-lo mais tanto, até porque, no exército não tem mais ou menos, ou matou ou morreu, ou ganhou ou perdeu, ou cumpriu a missão ou desertou. E também,generais que batem continência a bandidos e são comunistas não merecem nenhum respeito mesmo.
Vai catar coquinho seu generalzinho covarde e traidor da nação. Você nem honrou seu cargo de vice presidente ao fazer aquele discurso mequetrefe de final de ano. Você só se preocupa com as suas ambições mesquinhas e duvidosas. O fato de criticar seus colegas parlamentares significa que sentiu o golpe e que eles estão no rumo certo.
Pelo visto, o senador Mourão engrossa a lista dos militares que não merecem a confiança do povo brasileiro. Imagino o quanto devem estar decepcionados aqueles que nele votaram!
TENHO VERGONHA DE TER VOTADO NESSA MELANCIA…ELE TAMBÉM É UM COVARDE
O golpe de Estado foi dado pelo STF em conluio com partidos esquerdistas e com a rede globo. Violar sistematicamente a Constituição, fabricar as próprias Leis. distorcer os fatos, vingança, perseguir os contrários, colocar Lula no poder como foi colocado, anulando 4 anos de trabalho pra colocar corruptos na cadeira por CEP errado, anular provas indubitáveis com desculpas esfarrapadas pra proteger ladrão comprovado, fraudar a campanha eleitoral, onde um podia tudo e outro nem a verdade podia falar. Tudo isso caracteriza golpe de Estado e as forças armadas cuja função precípua é defender a Constituição, negou fogo, deixou que a Constituição fosse jogada no lixo, não cumpriu sua missão. Não queriamos golpe de Estado, queriamos impedir o golpe de Estado. Cadê a inteligencia emocional dos generais? A Constituição permite manifestações livres e pacificas como a que se fazia em frente os quartéis. Bolsonaro levou milhões às ruas simultaneamente em várias regiões do Pais. SE quisesse golpe de EStado essa multidão o faria. Aqueles gatos pingados que se infiltraram numa manifestação em Brasilia foram plantados pelo PT, Flavio Dino e companhia, para criminalizar as manifestações. Quem tem inteligencia emocional facilmente detectaria isso.
O Senador Jorge Seif lavou a alma dos brasileiros que têm honra. Nem todos têm a coragem que ele demonstrou. Quanto a esse tal de decoro parlamentar, às favas com ele. O povo está cansado de gente vaselina que não enfrenta esse sistema tirânico que tomou o país. Seif tem o respeito do povo de bem da nação. Quanto a Mourão, não sei se posso dizer o mesmo.
Honra, coragem e decoro parlamentar… Vamos tentar decifrar isso daqui: Honra: G. Dias? ; Coragem: Dutra? ; Decoro parlamentar: Hamilton Mourão? Também pode ser: Honra: Dutra; Coragem: G. Dias e Decoro Parlamentar: Hamilton Mourão. Mourão, Mourão…como você só fala bobagens, seu descarado. Se os gaúchos que não são comunistas (que são raros), tiverem um mínimo de vergonha na cara não te reelegerão para o senado, nem para deputado estadual. Está fora. Selva! Aço! (que grito de guerra mais ridículo) Errou em todas as hipóteses acima.
Esse Mourão já foi uma pessoa respeitada entre os patriotas, mas isso acabou durante suas constantes sabotagens ao governo Bolsonaro.
Mourão, tua indignidade é seletiva, não vimos esta indignação quando o Coronel Cid, foi atacado, quando o comandante da PRF, foi preso, quando invadiram a casa do pai do Coronel Cid, um General, que nem você, quando negaram fornecer o código fonte… onde tu andava???
Falhou Mourão.
Tua história será contada (assim espero), para as futuras gerações…
Esse Mourão é outro traíra. Esses generais não merecem respeito nenhum.
Conforme os fatos, podemos supor que o General G. Dias é mentiroso, o General Dutra é pérfido mas o General Mourão não é melancia – ele apenas acredita naquelas babaquices da Maçonaria.
Mourão, vocês falharam em promover eleições limpas, tanto em 2022, quanto em 2023! Viram que o sistema queria a todo custo o nove dedos e preferiram o corporativismo e não o bom combate.
General, preferíamos menos palavras e mais ação.
Eis que um brasileiro aposentado chamado Sebastião Coelho deu o exemplo de coragem que faltou ao alto comando das FFAA. Realmente vergonhoso.
É do time da “democracia relativa” ou a democracia continua vigorasa em nosso país. Reaja!!! Denuncie os abusos e arbitrariedades contra o povo, combata. Manifesta-se para demonstrar apenas corporativismo, sai em favor daquele que fez o desserviço de prender milhares de inocentes e levá-los ao cadafalso.
A gente queria que as FA exigissem respeito e enfrentassem com alguma honra o TSE quando integraram a comissão de segurança eleitoral. Foram ignorados e humilhados e não fizeram nada, aceitaram os ditames do tse que garantiram o caminho para a fraude eleitoral, fraude que teve interferência de atores externos. O senador Seif está coberto de razão e o Mourão é só mais um melancia.
Desculpe interferir, mas vou acrescentar, covarde também, não merece os votos que recebeu.
Não vi o senador Mourão, General do Exército, se pronunciar indignado com o xerife do STF pela prisão ilegítima do Tenente-Coronel Mauro Cid. Seria o momento do alto comando das FFAA mostrar que em oficial de alta patente, com o currículo daquele oficial, não é uma narrativa sem pé nem cabeça E SEM PROVAS que motivaria a prisão como um civil qualquer.
As FFAA brasileira perderam uma ótima oportunidade de mostrar e exigir respeito do Poder Judiciário.
Mourão é muito o.isso no cargo para o qual foi eleito. Só votei nele porque tínhamos a ameaça aqui no sul do Olivio Dutra. Minha candidata para o senado era a Comandante Nádia . Isto só prova que eu estava certo …
Ora, ora, ora. …….quem vem falar em honra ? Vagabundo
Votei neste verme, para senador. Bom….era ele ou o comunista. No fim, deu na mesma.
Troquei um jumento por um covarde.
Verme, acharás teu destino…..e vai ser bem triste.
Quando um melancia fica indignado é uma piada.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini