O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), demonstra uma certa resistência em pautar requerimentos relacionados a família do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tal atitude tem despertado incômodo entre a ala governista que integra o colegiado.
Conforme apurou Oeste, ao todo, já foram protocolados dez requerimentos que pedem a convocação, quebras e transferências de sigilos da família do ex-chefe do Executivo.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é alvo de três requerimentos; o vereador Carlos Bolsonaro, um de seus filhos, é alvo de um requerimento; e Bolsonaro é o campeão com seis requerimentos. Nenhum foi pautado até o momento.
O estopim da queda de braço entre os governistas e Maia ocorreu na última sessão da CPMI, na quinta-feira 3. Na ocasião, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) protocolou um requerimento que pedia ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informações do Relatório de Inteligência Financeira (Rif) da ex-primeira-dama.
Maia se recusou a pautar o documento e, ainda assim, Jandira apresentou um requerimento extra pauta sobre a mesa do deputado baiano, que pedia o Rif de Michelle. Contudo, o presidente do colegiado se manteve firme em sua decisão de não pautar o texto.
Nos bastidores, os governistas acusam Maia de tentar “beneficiar” os requerimentos da oposição, apesar de o governo ter a maioria na comissão. A jornalistas, Maia disse que, até o momento, “não há razão” para quebrar o Rif de Michelle.
“Claro que a CPMI é uma coisa viva, mas ainda não consigo enxergar nenhum vínculo causal entre o 8 de janeiro e o ex-presidente e sua mulher, Michelle”, explicou Arthur Maia. “É necessário ter o nexo causal, pois não podemos usar a força da CPMI para fazer um constrangimento a quem quer que seja.”
No entanto, segundo Jandira, o pedido para a quebra do Rif se baseia em uma série de e-mails que apontam para o recebimento de “pedras preciosas” por parte do ex-presidente. Além disso, nas “constantes movimentações” do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, nas contas da ex-primeira-dama.
“Queremos saber se tudo isso serviu para financiar este processo golpista”, disse a deputada. “Tanto o ex-presidente como a ex-primeira-dama estão no núcleo dos atos antidemocráticos, e não podemos ser impedidos de investigar suas contas. Quem não tem nada a esconder não vai se opor à aprovação do rif de Michelle.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esta Jandira das quantas, é de muito tempo, uma desvairada maluquete….
Sâmia, Jandhira, e outras PCbistas e Psolistas são como pré-cancer de pele.
Quando aparecem, se queima ou joga-se ácidos.
Se essa jabiraca sabe muito dessas tais “pedras preciosas” então por que não investigar quem foi o fornecedor? Caso o fornecedor declare algo que incrimine a ex-primeira dama, então que continuem as investigações. Porém esse tipo de negócio aí, deve começar pelo começo, na origem, para depois chegar aos da outra ponta, que pode ser muita gente.
Vão querer levar no GRITO, na histeria, protegidos pelo STF, Lira e Pacheco. PARALIZAÇÃO GERAL e NACIONAL JÁ, até q o Omisso Canalha Pacheco seja cassado, o Cretino Lira INCAPACITADO para q os pilantras do STF sejam presos ou abatidos a bala no cumprimento do dever das Forças Armadas que ainda nos restam. Se não, a própria população armada, que anule a proto-KGB PF/PRF e executem as ações contra is bandidos do CN, sem PERDÃO ou ANISTIA.
Do jeito que vão os crimes dos togados, vamos ter que resolver na PÓLVORA.
É provável q eu seja alvo da banda podre da PF em minha residência. Estejam certos q toda a ação será transmitida ao vivo para o Mundo. Não adiantará cortar cabos e nem antenas.
Imagens diretas para EU e USA on line.
Em vez de usar tecnologia para inibir celulares do PCC Marcola, esses bandidos vão tentar aqui. Não vai funcionar, e a desgraça da KGB latina vai vazar para o Mundo. Façam o mesmo contra a repressão. Usem tecnologia para denunciar ao Mundo.
Como já sou idoso, dedico o resto de vida q me resta aos meus netos. Que venham esses canalhas.
Parabéns pela atitude, R Fortes, não há alternativa. Os primeiros que devem ser tombados a bala são os cretinos dos agentes da PF.
Jandira Feghali essa deputada é o lixo do Congresso. Maia precisa se manter firme/coerente perante a corja que não queria a CPMI.