Prevista para terminar na quinta-feira 14, a CPI do MST pode surpreender o governo Lula e ser prorrogada. Conforme apurou a coluna, o presidente da comissão, deputado Zucco (Republicanos-RS), está em contato com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desde a terça-feira 12 para costurar a continuação das investigações.
“Estou em contato com o presidente Lira para [fazer] ajustes”, disse Zucco a Oeste.
Até o momento, Lira não decidiu os rumos da CPI do MST — nem o das outras três CPIs que acontecem na Casa, como a da Americanas, das Apostas e das Pirâmides Financeiras.
O deputado alagoano aguarda o posicionamento dos líderes da Câmara para deliberar sobre o assunto. Ontem, Lira recebeu os líderes na Residência Oficial da Câmara, mas o encontro não foi suficiente para chegar a um consenso.
A ala governista já enxerga a CPI do MST como algo vencido. Depois da “dança das cadeiras” — promovida pelo centrão — que ajudou o governo, a oposição perdeu a maioria no colegiado, portanto, não conseguia mais aprovar os requerimentos considerados importantes.
+ Relatório da CPI do MST vai pedir indiciamento de Zé Rainha e de deputado petista
Caso Lira aprove a prorrogação, ele próprio deverá definir o prazo final das investigações. À coluna, o relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), disse que o critério de a oposição voltar a ter maioria não é necessariamente algo a ser pedido ao presidente da Câmara.
Desse modo, a prorrogação serviria para concluir algumas diligências e realizar as oitivas que já foram aprovadas.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Têm algum ministério para oferecer ao liara ? Alguma emenda para oferecer aos colegas ? Se tiverem . . .
Lira agora é governo. Vai se arrepender amargamente nas próximas eleições quando o PT apoiar Renan Calheiros.