publicidade
No Ponto

Anistia: Motta se cala ao ser indagado sobre jantar com Lula

O presidente da República se reuniu com o parlamentar e líderes partidários na Residência Oficial da Câmara na quarta-feira 23

Hugo Motta
O preside Hugo Motta, da Câmara, não respondeu sobre o jantar com Lula sobre a anistia | Foto: Sarah Peres/Revista Oeste

Depois de um jantar com o presidente Lula e líderes partidários de esquerda e do centrão, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu não pautar a urgência do PL da Anistia.

O anúncio do adiamento da anistia por Motta ocorreu em declaração à imprensa, ao final da reunião de cerca de três horas do colégio de líderes, nesta quinta-feira, 24. 

Receba nossas atualizações

+ Anistia: o jantar de Lula, Motta e líderes

“Discutimos de forma exaustiva, onde todos os líderes presentes, que representam algo em torno de quase 500 parlamentares, alguns líderes estiveram ausentes, e especificamente sobre o tema da urgência da anistia, se foi decidido pelo adiamento da pauta desse requerimento de urgência”, declarou.

Ao sair do Congresso Nacional para uma pauta externa, Oeste indagou Motta sobre se a decisão no colégio de líderes ocorreu por influência do jantar com Lula. O parlamentar não respondeu.

+ Anistia: Motta não pauta urgência, e oposição retoma obstrução

Oposição retoma obstrução

Com a decisão do adiamento da votação da proposta, a oposição anunciou a retomada da obstrução na Câmara dos Deputados. As únicas exceções são duas discussões previstas na pauta da CCJ na semana que vem: recurso de Glauber Braga contra sua cassação e o pedido para suspender a ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Ao falar com a imprensa nesta quinta-feira, o líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), criticou a decisão de Motta: “O que aconteceu aqui hoje, na minha visão, foi um grande desrespeito para com a Câmara dos Deputados”. 

+ Anistia: ‘Não vamos arredar um milímetro’, diz líder do PL

“No momento que tu tens 264 assinaturas caracterizando a maioria e se muda a estratégia imputando aos líderes essa responsabilidade, logicamente nota-se que forças adversas atuaram e que mais uma vez vamos empurrar para frente uma pauta necessária”, analisou.

Diante dessa decisão do colégio de líderes, Zucco anunciou a retomada da obstrução: “Quero falar, sim, que nós só vamos sair da obstrução após termos a data marcada da anistia”.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

6 comentários
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    O que será que ele ouviu do nosso presidento nesse jantar?

  2. Antonio Aparecido Christófalo
    Antonio Aparecido Christófalo

    Esse é mais um dos vendidos do Congresso! Que desgraça!

  3. Ines Maria Costa
    Ines Maria Costa

    É uma vergonha. Enquanto tivermos o sistema eleitoral com cota partidária, teremos políticos horríveis precisamos que apenas quem teve voto popular assuma cargos.

  4. ELIAS
    ELIAS

    A escolha de um deputado para presidir a Câmara, que ao invés de currículo tem prontuário não é por acaso. As chantagens são fáceis e eficazes. Não fará nada que ponha o “seu na reta”.

  5. Regina Maria Falcão Rangel Vila
    Regina Maria Falcão Rangel Vila

    Em momentos de crise precisamos de homens fortes e não de fracotes como Hugo Mota.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.