publicidade
No Ponto

Barroso admite que o inquérito das fake news foi 'atípico'

'Foi indispensável para enfrentarmos o extremismo', disse

barroso
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, durante a posse de Flávio Dino na Corte - 22/02/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, admitiu que o inquérito das fake news é “atípico”.

“O inquérito, com todas as singularidades que, reconheço, ocorreram, foi decisivo para salvar a democracia no Brasil”, disse, durante conversa com jornalistas. “Estávamos indo para um abismo. Foi atípico, mas olhando em perspectiva, o considero necessário e acho que foi indispensável para enfrentarmos o extremismo no Brasil. O inquérito está demorando porque os fatos se multiplicaram no decorrer do tempo.”

Receba nossas atualizações

Fim do inquérito das fake news deve ocorrer em 2025, diz Barroso

Moraes e Barroso
Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso participam do desfile de 7 de Setembro – 7/9/2024 | Foto: Antonio Augusto/STF

Ainda conforme Barroso, a investigação atualmente conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes deve terminar no começo do ano que vem.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já está com elementos da investigação.

Dessa forma, Gonet vai decidir se indicia os investigados ou não. “Até o fim deste ano, todo o material estaria com o PGR”, observou Barroso, durante coletiva de imprensa. “De fato, está com o PGR. Mas, mesmo que ele faça alguns arquivamentos ou denúncias no início, ainda terá água para passar embaixo dessa ponte. Vamos ter ainda um ano lidando não com o inquérito, mas com as ações deles.”

Leia também: “Michel Temer: ‘Quanto antes acabar o inquérito das fake news, melhor’.”, entrevista publicada na Edição 238 da Revista Oeste


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

13 comentários
  1. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Extremistas são esses calhordas fantasiados de juízes no STF.

  2. M. M J
    M. M J

    Como assim, que a tal “ATIPICIDADE” do Inquérito das Fake News “FOI NECESSARIA”????

    Por quê qye esse pernicioso Inquérito nao poderia transcorrer sob as regras de todos is demais, conforme a Lei?

    Estão querendo é justificar o INJUSTIFICÁVEL, é disso que se trata.

    Depois de violar TODAS as regras, inclusive mediante a prática de vários crimes de toda ordem, o que o STF quer agora é que acreditemos que tais violações eram “necessarias”…? Como assim ?

    É muita desfaçatez…

    Mas, isso não passará “em branco”: em 2026 elegeremos Senadores no número suficiente para a Direita assumir a Presidência do Senado em 2027 e abrir o Impeachment daqueles que pisaram na Constituição Federal e nas leis, perseguindo inocentes.

  3. MTM
    MTM

    Vivemos uma perfeita ditadura. Interferem no legislativo, no executivo, censuram nossas redes sociais e por aí. Ressuscitaram o crime de opinião dos tempos do AI5 e existem centenas de presos políticos, outros foram embora para não serem presos. É dolorido, mas verdadeiro: somos uma enorme Venezuela e o Maduro são 11 semideuses sem votos. Roberto Jefferson dizia que ‘esse stf é uma latrina!’. E o Senado, dominado pela esquerda, não está nem aí enquanto perseguirem os conservadores.

  4. Fernando MB
    Fernando MB

    Posso estar enganado, mas a democracia permite todos os espectros políticos, incluindo os extremos, ou somente vale para o centro e esquerda? Quem define o que é extremo? Se é democracia, por que combater um extremo se torna crucial?

  5. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Essa turma do STF tá pedindo um cartão vermelho, jogando fora dás quatro linhas e fazendo faltas incríveis. Juízes estão muito tolerantes!⚖️😖😡🫵

  6. Olavo Augusto Ribeiro
    Olavo Augusto Ribeiro

    Está passando da hora de expurgar do STF, esses ativistas de notável ignorância jurídica e suspeita reputação indicados por corruptos governos e aprovados por um Senado do mesmo nível E QUE NÃO REPRESENTAM O POVO!… EXIGIMOS JUÍZES DE CARREIRA, CONCURSADOS, com mandato de 4 anos, sujeitos aos mesmos direitos que o de qualquer Trabalhador brasileiro!….

  7. Olavo Augusto Ribeiro
    Olavo Augusto Ribeiro

    Está passando da hora de expurgar do STF, esses ativistas de notável ignorância jurídica e suspeita reputação indicados por corruptos governos e aprovados por um Senado do mesmo nível E QUE NÃO REPRESENTAM O POVO!… EXIGIMOS JUÍZES DE CARREIRA, CONCURSADOS, com mandato de 4 anos, sujeitos aos mesmos direitos que o de qualquer Trabalhador brasileiro!….

  8. Lrc
    Lrc

    Engraçado enfrentar o “extremismo” com atos inconstitucionais. Só na Brazuela mesmo.

  9. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Esse caboclo cai com sua boca-de-veludo no cabeção de 🥚. São os canceres do judiciario.

  10. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Um asno de extrema esquerda, transferindo a responsabilidade daquilo que mais pratica o stf, ataque à democracia.

  11. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    O indispensável seria trocar todos os 11 ministros do STF que causam alvoroço no povo brasileiro inclusive os dois covardes que Bolsonaro colocou e se escondem debaixo das togas o abuso dos outros nove ministros.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade