A invasão feita pelo MST em uma área da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) deu fôlego à CPI que investiga o movimento. Agora o colegiado deseja trazer o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para depor na terça-feira 8.
A comissão já pautou para a sessão da terça-feira 1° três requerimentos de convocação do ministro. Segundo o relator, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), os documentos serão certamente aprovados.
O objetivo dos invasores é impedir o Semiárido Show, evento do agronegócio que acontece amanhã. O ato foi uma reação à gestão do presidente Lula. O MST reclama que o Ministério do Desenvolvimento Agrário não cumpriu o assentamento de mais de 1,5 mil famílias.
Em nota, a Embrapa informou que “todos os ocupantes já se retiraram do local e os trabalhos para a finalização da estrutura para a abertura oficial do evento seguem normalmente”.
A CPI do MST retoma os trabalhos amanhã com a oitiva de Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].