O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) disse nesta segunda-feira, 27, que o governo do presidente Lula se articula no Congresso Nacional para barrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Segundo o parlamentar, o governo tenta convencer os deputados a retirarem suas assinaturas da comissão. A CPMI já conta com as assinaturas de 173 deputados e 32 senadores. “Todos assinaram com livre convicção, e é importante que mantenham, pois a população cobra e merece os esclarecimentos reais dos fatos acerca do dia 8”, declarou Sanderson.
De autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE), a comissão deve esclarecer os verdadeiros culpados pelos atos de depredação na Praça dos Três Poderes, além de uma possível omissão do governo federal, no que tange à segurança. O presidente Lula já se manifestou contra a comissão.
Conforme noticiou Oeste, Fernandes espera que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), paute a CPMI de imediato. “O Congresso pode se sentir desrespeitado e travar a pauta, até que o regimento seja cumprido”, explicou o legislador. “O próximo passo é articular a presidência e o relator, para não deixar nas mãos de quem quer fazer politicagem.”
No Senado, o regimento interno manda o presidente da Casa ler todos os pedidos de comissões que tenham pelo menos 27 assinaturas, prazo e objeto determinados. Contudo, na prática, essa decisão é política.
Ainda que Pacheco leia o pedido no plenário, o que marcaria oficialmente a abertura do processo, os líderes dos blocos partidários podem inviabilizar a comissão, não indicando integrantes para compor a mesma.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Quem tem, tem medo, né PeTralhas !!??
O que pensar disso?!
Vamos lá, o pessoal da esquerda que sempre aparece por aqui, que dizer disso?
Francisco Bicudo
É claro que o PT é contra a CPI, uma investigação séria vai mostrar claramente que os caras invasores não são os mesmos que estavam no QG. É por isso que o ditador do STF mantem os caras criminosamente presos e incomunicáveis para impedir o vazamento de informações sobre os invasores e com isso derrubar a farsa praticada pelo PT e o STF.
E eles têm razão em tentar barrar.
Vai que a CPMI descobre que foram ativistas da esquerda que lideraram a invasão dos prédios, né? Vai ficar mal pra eles!
Quero queimar a língua, mas duvido que esta CPI seja instalada.
O ex-condenado já teve acesso a 300 milhões R$ do orçamento secreto. Imaginem quantas assinaturas serão revertidas.
Não há motociatas, 7 de setembros, urnas, acampamentos, representações legais, etc que deem jeito nesse frenesi de corrupção. Deve haver outras formas de se acabar com essa ditadura instalada no Brasil.
É fundamental que se faça uma investigação independente do que aconteceu em 08/01. Pessoas que estavam reunidas pacificamente (e democraticamente) não iriam sair depredando e arrebentando tudo simplesmente do nada. Desde o princípio ficou a sensação de que foram elementos infiltrados que promoveram violência e baderna propositadamente. O STF de Alexandre de Moraes precisava de um motivo concreto para exercer seu autoritarismo “pró-democracia” e tb tudo o que o PT queria era acabar com as manifestações. O lulopetismo já tem histórico de invasões e violência – tudo pela “democracia” – e não seria surpresa alguma se fosse encontrada alguma ligação entre o que aconteceu naquele dia nefasto e pessoas ligadas aos extremistas de esquerda (nesse caso, contratados para o “serviço”, muitas vezes até mercenários que vão só pelo dinheiro).
É no mínimo curioso que o PT esteja se empenhando tanto em barrar a CPI. E não venham com a hipocrisia do discurso de “pacificação”, porque desde que o descondenado assumiu a presidência ele próprio e seu entorno não economizaram declarações agressivas e de deboche em relação aos opositores.
Quem não deve, não teme….