O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltará antecipadamente da viagem que fez a Washington, nos EUA, a Brasília para tratar sobre a agenda econômica do governo Lula no Congresso Nacional. O retorno está previsto para acontecer às 22 horas desta quinta-feira, 18.
“A volta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (de Washington para o Brasil), será antecipada, tendo como foco a agenda econômica em Brasília e negociações com o Congresso envolvendo os projetos de interesse do governo”, informou a Fazenda em nota. A decolagem do voo de retorno para Brasília está prevista para às 22h (horário local) desta quinta-feira 18.”
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Na Câmara, o governo precisa apresentar os projetos de lei para regulamentar a reforma tributária. Em razão do atraso, alguns deputados apresentaram proposições.
Na próxima semana, a Câmara ainda deve apreciar propostas para aumentar a arrecadação, como o projeto de lei para reformular o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e outra proposta para rever a desoneração de municípios pequenos.
Além disso, no Senado, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria o quinquênio para juízes e procuradores foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, o que gerou dores de cabeça para o governo.
De acordo com cálculos da Fazenda, se aprovada, a medida terá um impacto de R$ 42 bilhões nas contas públicas anualmente. O texto deve começar a ser discutido no plenário nos próximos dias. Mas o governo começou as articulações para barrá-lo.
Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) disse mais cedo que Haddad se encontrará com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar sobre o tema.
Haddad foi aos EUA para participar de encontros e eventos do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].