O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que, caso a medida provisória (MP) dos ministérios não seja aprovada nesta quarta-feira, 31, é culpa do governo Lula. A jornalistas, o deputado alagoano teceu críticas à gestão petista e explicou que fez o possível para ajudar.
“O problema não está na Câmara ou no Congresso, está no governo, na falta ou ausência de articulação”, declarou Lira. ” Não tenho como desempenhar o papel do governo para conduzir as matérias deles. Há uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação política do governo. O governo não se organizou até agora. Se hoje o resultado não for de aprovação ou de votação da medida provisória, a Câmara não será responsável pela falta de organização política do governo.”
O governo enfrenta uma prova de fogo para aprovar a matéria, pois a MP caduca na quinta-feira 1°. Desse modo, o texto tem apenas um dia e algumas horas para ser aprovado na Câmara e no Senado.
A medida aumentou de 23 para 31 ministérios na terceira gestão petista. Na prática, o número é ainda maior: 37, pois existem seis órgãos com status de ministérios. Caso a MP não seja pautada ou reprovada, 14 ministérios deixariam de existir.
Inicialmente, o texto substitutivo do relator deveria ser votado na noite da quarta-feira 30. Contudo, Lira adiou a votação para hoje. A avaliação era que o clima não estava bom para o governo, e a MP poderia ser reprovada.
O fato preocupou o governo petista, que agora corre contra o tempo a fim de aprovar a matéria nas duas Casas o mais rápido possível. Até mesmo a discordância em relação ao relatório, produzido pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), foi deixada de lado para aprovar a questão.
Nesta manhã, os líderes da base governista se reuniram com Lira a fim de angariar votos para a MP dos ministérios. Na ocasião, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), fez um apelo aos demais colegas.
Lira ainda conversou com Lula por meio de uma ligação. O líder do “superbloco”, Felipe Carreras (PSB-PE), disse que o deputado alagoano se reuniria com o presidente nesta tarde. Lira, porém desmentiu a informação — que também foi veiculada por colunistas.
“O presidente Lula me ligou de manhã, nós conversamos e eu expliquei para ele as dificuldades que o governo dele tem e precisa que a imprensa trate isso com clareza”, disse Lira. Ele ainda declarou que o governo tem apenas 130 votos na Casa — mas precisa de 257 votos para aprovar a proposta.
Caso o governo perceba que não tem votos suficientes, há a possibilidade de adiar a votação para amanhã. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou que pode votar a medida amanhã, caso a Câmara aprove. Pacheco ainda suspendeu a sessão de hoje na Casa a fim de juntar esforços.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Uma perguntinha só: o dia acaba às 24:00 ou o Pacheco mudará os movimentos do sistema solar para atender o Lule ?
Que esse desgoverno de criminosos se implora.
*IMPLODA
Imploda
Esqueça esse doente descondenado! Precisamos nos livrar desse “câncer” para reformular nossa nação. Sem chances de sermos um grande país com esse sujeito destemperado, despreparado e incompetente. Suma Lula!
Se cair essa MP,cai o desgoverno.
Eles já têm um apoio frágil no congresso, muito dependente dessa troca de favores em forma de cargos. Sem cargos, sem apoio.
Foi nítido o abatimento da Globo News falando sobre isso.. dizendo que o Lira era o Eduardo Cunha do Lula.
Tomara que o cabidao de empregos seja reprovado pelo congresso.
Basta de jogarem dinheiro público no lixo !!
E segue o baile na ilha da fantasia…
Tomara que essa MP seja rechaçada pelo Congresso.
Se aprovada essa MP, esses 14 “ministérios” só terão uma única finalidade para o desgoverno:
UM GIGANTE CABIDE DE EMPREGOS PARA ACOMODAR OS “CUMPANHEROS” E OS DEMAIS AMIGOS DO REI, RECEBENDO SALÁRIOS MILIONÁRIOS PARA AGRADAR TODA A GALERA E CASTIGAR A POPULAÇÃO QUE PAGA IMPOSTOS.
Essa é a finalidade dessa gente !!!