O presidente Lula classificou, nesta segunda-feira, 23, a ditadura da Venezuela como uma “ingerência”. A declaração foi feita na Argentina, depois de um encontro com o presidente do país, Alberto Fernández. O presidente ainda argumentou que o diálogo é a “saída” para que a Venezuela, governada pelo ditador Nicolás Maduro, volte à normalidade democrática. Desde 2018, mais de 60 países não reconhecem o governo de Maduro como legítimo.
“Deveríamos ter duas coisas na cabeça”, aconselhou o presidente. “Primeiro, a gente permitir com muita tranquilidade que a autodeterminação dos povos fosse respeitada em qualquer país. Da mesma forma que sou contra a ocupação territorial que a Rússia fez na Ucrânia, sou contra muita ingerência no processo da Venezuela.”
A ditadura venezuelana teve início com a eleição de Hugo Chavéz, em 1998. Em seu governo, que durou 14 anos, os militares começaram a assumir postos importantes. A democracia foi sendo enfraquecida, em nome do fortalecimento de um governo centralizador. Com a morte de Chávez, Maduro assumiu o poder, em 2013, e, de lá para cá, o país vive uma situação difícil.
Na Venezuela, as eleições não são livres. A oposição é perseguida, e as Forças Armadas e o Poder Judiciário não são independentes. A imprensa não é livre, e as decisões da Assembleia Nacional são ignoradas pelo regime ditatorial.
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Vou repetir ad nauseam: não existem ditaduras sem a participação das Forças Armadas. Em entrevista no ano passado ao canal Diário do C* do Mundo, dilmanta dizia que o erro do PT foi não ter cooptado as Forças Armadas. Bem, esse erro eles estão dispostos a corrigir. Na verdade já conseguiram cooptar o alto generalato do Exército e uma caça as bruxas está existindo agora no Exército e se espalhará pro todas as outras Forças. Não tardará para que essas estejam atirando na população em protesto, dizendo estarem combatendo terroristas em atos antidemocráticos. Não temos mais Forças Armadas a serviço do Brasil ou de seu povo, estamos em PLENA DITADURA SOCIALISTA que vai se encrudescer. Portanto, esse discurso demagogo, hipócrita e cínico é um recado para o Brasil e para o resto do mundo comunoglobalista, de que seu fantoche, está seguindo seus planos de entregar a nação brasileira nas mãos do comunoglobalismo, Foro de São Paulo e narcotráfico.
perfeito!
LOOOOOOOLLLLLLLLL
Lula é os amigos ditadores . Decadência.