Durante uma vistoria realizada na Colmeia, penitenciária feminina de Brasília, na semana passada, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) constatou uma série de irregularidades do ponto de vista dos direitos humanos.
Em uma das alas, que abriga 137 mulheres, há somente dois vasos sanitários e um chuveiro disponíveis. A chefe da DPDF, Emmanuela Saboya, disse ainda que a Colmeia está com superlotação, e a alimentação das detentas é inapropriada.
“Muitas presas nem conheciam Brasília e vieram para cá pensando em participar de uma passeata”, relatou Emmanuela. “São mulheres que têm filhos pequenos e pais idosos. Muitas têm comorbidades, problemas de saúde graves. Eu mesma entrevistei três que têm câncer e estão em tratamento.”
A chefe da DPDF ressaltou que muitas manifestantes presas precisam de remédios especiais, que não são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde. “As famílias moram longe e não têm como enviar essas medicações”, constatou Emmanuela. “Muitas pessoas, inclusive, estão em risco de perder seu trabalho, porque já faz mais de 30, 40 dias que não vão trabalhar.”
Outro problema identificado é a questão do direito de defesa. Segundo a chefe da DPDF, manifestantes presas relatam que não conseguem contato com seus advogados. Algumas delas, que foram presas no Quartel-General do Exército em 9 de fevereiro, dizem que foram obrigadas a entrar em ônibus e que não sabiam que estavam sendo presas — só se deram conta na Colmeia.
Leia também: “Vidas suspensas”, reportagem publicada na edição 151 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não entendo o silêncio dos parlamentares sobre esse descalabro. Uma real violação de direitos humanos. Afronta direta ao Estado de Direito. Espero que um dia este País retome a consciência e responsabilize as pessoas autoritárias que deram causa a essa violação desumana.
Certamente este é um dos capítulos mais vergonhosos da história do Brasil.
Não se sabe quem é pior, se quem faz isso com cidadãos equivocados e/ou inocentes ou as RATAZANAS que apoiam isso.
Não se esqueçam simpatizantes da esquerda/comunismo, se você não for do “Comitê Central”, seu futuro e de seus filhos serão iguais aos nossos, direitistas, vcs são só cooptados para o projeto depois, meros parafusos da engrenagem, vide Coréia Norte, Cuba, China, etc
Presos políticos já temos. Nossas empresas estão fechando ou indo embora. Desemprego aumenta dia a dia. Logo logo seremos uma Venezuela ou aquela ilha caribenha. Que tristeza.
Foram dá golpe e agora tem que pagar pelo o quê fizeram. Enfim, se lascaram e o mito de boa em Orlando. Patriotarios! Vamos ajudar, uma vaquinha para pagar bons advogados.
Essas mulheres quase tomaram “o poder”, estavam armadas até os dentes, igual dilma em 66, quanta perversidade desse pessoal da esquerda. É simples, deixem fazer a CPI que os partidos de esquerda e o ex presidiário estão tentando barrar de qualquer, será porquê???
Foram dá golpe e agora tem que pagar pelo o quê fizeram. Enfim, se fuderam e o mito de boa em Orlando. Patriotarios! Vamos ajudar, fazer uma vaquinha para pagar bons advogados.
Vergonhoso
Cadê os DH? Só defende esquerdistas?
Nunca esqueçam de quem encaminhou este povo para o “abatedouro” , foram as nossas forças armadas, aquela que consta na constituição o dever de PROTEGER a nação e aeu povo. Todos estavam pedindo AJUDA e ao contrário, os MELANCIAS os encaminharam para o campo de concentração. Que DECEPÇÃO COM NOSSAS FORÇAS ARMADAS. Um dia tive orgulho, hoje sinto DESPREZO.
Mauro Franck, PARABÉNS!!!
SOBRE OS MANIFESTANTES PRESOS NOS DA GRANDE REPULSA, INDIGNAÇÃO E VERGONHA A NOSSA JUSTIÇA, AS NOSSAS INSTITUIÇÕES COMO STF, OAB, CONGRESSO, NESTE CASO NOSSO EXÉRCITO, ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.
A SITUAÇÃO PELA QUAL MAIS DE 1.000 BRASILEIROS (AS) ESTÃO SUBMETIDOS HA MAIS DE 50 DIAS É ABSURDA, DESUMANA, INJUSTA, PATETICA, INDECENTE.
SERÁ ESSA A NOSSA NOVA DEMOCRACIA? NOSSO TÃO ALARDEADO ESTADO DE DIREITO? NEM BANDIDOS DE VERDADE SÃO TRATADOS DESSA FORMA!
DIFICIL PARA QUALQUER BRASILEIRO DE BEM DOMIR COM ESSE PESADELO!
A oab me entristece e me envergonha
Desejo que meu imposto de renda dê uma boa indenização p essas pessoas. É muita injustiça. Há um sentimento de frustração imenso por nada ser feito.
A esperança é que essa CPMI mergulhe a fundo nos acontecimentos de 8 de janeiro e não deixe pedra sobre pedra.Xandão não pode sair impune, depois de tantos crimes cometidos.
O País está dividido hoje entre comunistas e não-comunistas.Na minha avaliação, a maioria da população é composta de não-comunistas. Não é difícil uma enquete para comprovar isto. A minoria está tentando impor a sua vontade à maioria.
Acho que algumas entrarão com processo contra o Moraes por injustiça, maldades e danos morais e psicológicos, tendo em vista que não ficará provado nada contra elas, apenas por terem ido a Brasília fazer um protesto que nunca imaginariam violência, quebradeira e operação perseguição e campo de concentração.
Escrevi um texto e apaguei, pq estou por demais indignada com esse supremo infantil, abusador e narcisista, cheios de poderes, uns verdadeiros delinquentes perversos!
Enquanto isto as frouxas armadas estão: “Deitadas eternamente em berço esplêndido”.
A justiça no Brasil é a mesma que protegeu o Adelio que tentou assassinar o Presidente da Republica. Justiça no Brasil, KKKKKKKKKK temos o icone da justiça representada pelo Ministro da Justiça (nao preciso comentar) o pensamento ainda nao pode ser censurado. TUDO ISSO NAO PASSA DE TORTURA, TERRORISMO DE ESTADO E TUDO AQUILO QUE AS FOCAS SOCIALISTAS COMUNISTAS PASSAM RECLAMANDO CONTRA A DITAMOLE DE 1964. Incrivel que as mesmas bestas hoje estao no poder.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
Com certeza os responsáveis por essa barbaridade vão pagar! É questão de tempo, o retorno virá!
Grande descoberta fez a defensoria pública do DF. Só que infelizmente descobriu muito tarde. Após várias denúncias de parlamentares, parentes, amigos e advogados das vítimas relatarem o tratamento que esses presos estão recebendo, a defensoria pública descobri que realmente a situação deles é precária. A nossa justiça realmente é uma vergonha.
essa é a nossa justiça, todos os direitos para bandidos e punição para opositores. Hoje no Brasil temos presos políticos e refugiados em outros países sem direito a passaportes.
Essa é a democracia para os amigos e ditatoga para adversários.
Uma vergonha a humilhação que esse povo está passando. Prisão irregular com requintes de sadismo.
E o MP que faz?
Esse país virou um grande penico.
E se não provarem nada contra os detidos?
Será que essa Emmanuela Saboya, Defensora pública EM BRASÍLIA, não se envergonha de divulgar que foi constatar essa situação deplorável 40 (quarenta) dias depois que iniciaram?
Eu só quero que a Lei do retorno chegue o mais rápido possível pra esse ditador ,desumano,e para todos aqueles que podem ajudar e ignoram tudo isto , assim como para todos os que aplaudem e acham justo !
O BRASIL NÃO É MAIS DEMOCRACIA, É UM PAÍS SEM LEI E SEM ORDEM. E NINGUÉM REAGE! DEPLORÁVEL REALIDADE. BOLSONARO TINHA RAZÃO, MAS POUCOS ENTENDERAM SUA MENSAGEM.
SE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO REPRESENTASSEM O CORPO HUMANO O BRASIL SERIA O C* DO MUNDO.
PERDEMOS A HONRA, A DIGNIDADE, A CORAGEM E O PATRIOTISMO!
É ASSIM QUE UMA NAÇÃO É DESTRUIDA.
Esta situação é uma vergonha, como é vergonhosa a atitude do Ministério Público em ver pessoas confinadas em um campo de concentração por ordem de um ministro do STF.
Pouco importa, Direitos Humanos para a ‘Autoridade dos Cocaleiros das Américas’, no Brasil, Sir Alexandre de Moraes, e muito menos, para o seu delinquente de estimação, Luís Inácio Pinguço da Silva… “E La Nave Va”…
Parece que apenas ‘mulheres’ de traficantes e de políticos corruptos merecem tratamento diferenciado.