A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, permanece no cargo. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira, 6, pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta.
“A ministra Daniela Carneiro permanece desempenhando sua função no Governo e permanecerá nessa função enquanto o presidente Lula entender. Então não haverá nenhuma mudança no decorrer desta semana”, afirmou Pimenta.
A expectativa era que Daniela fosse demitida hoje. Interlocutores do União Brasil, partido a qual ela ainda é filiada, disseram que Daniela sairia hoje para que o deputado Celso Sabino (União Brasil-PÁ) assumisse em seu lugar.
Lula havia tentado costurar acordo para promover saída da ministra do Turismo
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia tentado costurar acordos para promover a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) do Ministério do Turismo.
Para não desagradar Waguinho Carneiro (Republicanos), prefeito e marido da ministra, seu aliado na Baixada Fluminense, Lula se comprometeu a construir um Instituto Federal de Educação e um hospital do câncer em Belford Roxo.
Waguinho está em Brasília e ainda negocia uma nova posição para a mulher no governo de Lula. O prefeito de Belford Roxo foi ao Palácio do Planalto na tarde de terça-feira 4, para conversar com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O Planalto dava como certa a troca. Padilha havia afirmado que a expectativa é que haja “reuniões conclusivas” sobre o assunto.
O pacote do Planalto
De acordo com Waguinho, Lula sinalizou uma ida no mês que vem a Belford Roxo para anunciar as obras do Instituto Federal e do hospital.
Os dois anúncios fortaleceriam o grupo político de Waguinho e sua gestão como prefeito, já no segundo mandato. Daniela foi eleita a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro.
Ao longo das últimas semanas, Waguinho foi diversas vezes ao Planalto negociar uma saída honrosa para a mulher e tentar costurar demandas para seu grupo político no Rio.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].