publicidade
No Ponto

Moraes nega pedido de Silveira para fazer fisioterapia fora de casa aos fins de semana

Ex-deputado alegou necessidade de tratamento diário depois de cirurgia

Daniel Silveira
O deputado Daniel Silveira, durante debate da emissora Bandeirantes à Presidência da República, realizado na cidade de São Paulo - 28/08/2022 | Foto: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Daniel Silveira para flexibilizar o regime domiciliar. Publicada pelo STF nesta segunda-feira, 17, a decisão foi assinada na semana passada.

Silveira requereu ao juiz do STF autorização para sair de casa aos sábados, domingos e feriados a fim de realizar sessões de fisioterapia, em virtude de uma cirurgia.

Receba nossas atualizações

Advogados do ex-deputado federal, Paulo Faria e Michael Robert apresentaram um laudo médico que recomendou o tratamento “todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados”, sob pena de regressão funcional.

Moraes, no entanto, considerou que o pedido visava a “mitigar condição expressamente fixada como requisito da própria progressão de regime” — o que “comprometeria o controle judicial e a efetividade da execução penal”.

Veja mais notas exclusivas e de bastidor na coluna No Ponto

Ponderações sobre Daniel Silveira

stf bolsonaro alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, durante solenidade de posse na vice-presidência do STF – 29/9/2025 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Na decisão, Moraes ressaltou que o ex-deputado pode seguir o tratamento médico dentro dos horários autorizados.

O ministro ponderou, contudo, que ocorra nos limites do recolhimento domiciliar noturno em dias úteis e integral nos fins de semana e feriados.

“O mero relato de recomendação de exercícios diários, embora relevante, não configura motivo suficiente para afastar a medida de recolhimento”, disse o magistrado.

O juiz do STF concluiu que não há fato novo que justifique rever as condições impostas na execução penal e indeferiu o pedido de Silveira.

Leia também: “Insegurança nacional”, reportagem publicada na Edição 295 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

1 comentário
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    A saga do abuso de poder mesclada com crueldade segue firme e forte. Também, o que se pode esperar de um sancionado como violador de direitos humanos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.