publicidade
No Ponto

Oposição acusa Alcolumbre de barrar CPI do Master: ‘Só faz o que quer’

Parlamentares afirmam que o ministro André Mendonça 'é a única esperança'

alcolumbre
Alcolumbre sustentou que a leitura dos requerimentos é um 'ato discricionário' da Mesa | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Parlamentares da oposição acusam o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), de barrar o avanço da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Master no Senado.

Durante sessão do Congresso Nacional nesta quinta-feira, 21, senadores cobraram a leitura dos requerimentos de criação da comissão, mas Alcolumbre rejeitou os pedidos e afirmou que a decisão cabe exclusivamente à presidência da Casa.

Receba nossas atualizações

Ao rejeitar questões de ordem apresentadas no plenário, o presidente do Senado disse que a sessão havia sido convocada para a análise de vetos presidenciais e sustentou que a leitura dos requerimentos é um “ato discricionário” da Mesa.

Saiba mais:

A escolha de Alcolumbre provocou reação imediata de parlamentares favoráveis à investigação. Em conversa com Oeste, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que Alcolumbre “faz o que quer” e “não respeita o regimento” da Casa.

Senadores da oposição afirmaram reservadamente que o presidente do Senado repetiu o mesmo posicionamento no recente adiamento da votação da indicação de Benedito Gonçalves para a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nos bastidores, parlamentares interpretam o movimento como mais um gesto de reaproximação de Alcolumbre com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Hoje, existem pelo menos cinco pedidos protocolados de investigação sobre o caso do Banco Master: um na Câmara, três no Senado e um de comissão mista. Nenhum deles avançou até agora.

Oposição aposta em André Mendonça

Durante os pronunciamentos iniciais da sessão, parlamentares de diferentes partidos defenderam a criação da CPMI para investigar suspeitas de fraudes financeiras que envolvem o banco de Daniel Vorcaro, preso pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero.

Mesmo com a pressão pública, a avaliação nos bastidores do Senado é que Alcolumbre não pretende destravar a comissão em pleno período pré-eleitoral. Senadores da oposição e até integrantes da base governista admitiram a Oeste que a CPI perdeu viabilidade política antes mesmo de sair do papel.

O impasse também chegou ao Supremo Tribunal Federal. Tramitam na Corte pedidos para obrigar o Congresso a instalar a comissão, nos moldes do que ocorreu durante a CPI da Covid.

Para Girão, porém, o processo enfrenta outro obstáculo dentro do próprio STF. O parlamentar afirmou que o ministro Kassio Nunes Marques “deveria se declarar impedido” no caso. “Hoje, a única esperança para essa CPI sair é o ministro André Mendonça”, afirmou o senador a Oeste.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.