publicidade
No Ponto

Senado aprova Benedito Gonçalves para a Corregedoria do CNJ

Depois de adiamento, indicação do ministro do STJ recebeu aval do plenário por 53 votos favoráveis e 16 contrários

Bolsonaro TSE
enedito havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por 21 votos favoráveis e cinco contrários | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 10, a indicação do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por 53 votos favoráveis e 16 contrários.

O nome do magistrado recebeu o apoio da maioria absoluta dos senadores em votação realizada durante a semana de esforço concentrado promovida pela Casa.

Receba nossas atualizações

A análise da indicação foi considerada uma das principais pautas do período de votações presenciais.

Anteriormente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já tinha aprovado o nome do Benedito por 21 votos favoráveis e cinco contrários.

Indicação de Benedito foi suspensa anteriormente

Em 20 de maio, Alcolumbre retirou a indicação da pauta do plenário depois de consultar integrantes da mesa diretora e constatar a baixa participação dos senadores.

Embora 67 parlamentares estivessem presentes na Casa, apenas 59 registraram voto. Segundo Alcolumbre, havia menos de 65 senadores no plenário no momento da deliberação, número que ele considerou insuficiente para uma votação dessa relevância.

Saiba mais:

Nos bastidores, a decisão provocou críticas da oposição. Senadores ouvidos por Oeste afirmaram que o adiamento beneficiou o governo, sob o argumento de que a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não tinha votos suficientes para garantir a aprovação da indicação.

Durante a sabatina na CCJ, Gonçalves defendeu o fortalecimento dos mecanismos de transparência e fiscalização do Judiciário.

“A confiança pública no Judiciário não se impõe, constrói-se”, afirmou Benedito Gonçalves. “Constrói-se com decisões fundamentadas, procedimentos transparentes, respeito às garantias constitucionais, firmeza contra desvios e humildade institucional para reconhecer que todo órgão público pode e deve melhorar.”

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

10 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    “Missão dada, missão cumprida”… ou seja, conseguimos tirá-lo do caminho. Missão perversa, vil, traiçoeira, que mostra a podridão que entrou nas instituições.

  2. Luiz de Oliveira Filho
    Luiz de Oliveira Filho

    Vergonha. O eterno “missão dada é missão cumprida” para o mal. Senadores não tem vergonha de serem tão injustos ?

    1. João Carlos de Souza Carvalho
      João Carlos de Souza Carvalho

      Vamos renovar 54 deles em outubro ! Eu não reelejo nenhum deles ! A maioria não presta !

  3. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    MISSÃO CORRUPTA DADA , MISSÃO CORRUPTA CUMPRIDA…PIADA !

  4. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    Vai continuar cumprindo a missão dada. STF, STJ, PT, PCC e CV são todos criminosos. É injustiça só o PCC e o CV serem classificados como terroristas. Essas instituições que citei impõe o terror no Brasil. Todas elas.

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Senado de merda é o que temos, a maioria desse bando tem que ser mandado para o lixo….

  6. David S
    David S

    Sem querer ser tendencioso, temos que admitir .
    Não temos um senado, temos um antro de deformados politicamente falando……

  7. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Colocar um subserviente no lugar certo. 😳🧐🤡🤡🤡🤡🤡

  8. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Esse vêio ladrão xeleléu não tem nenhuma diferença de Lula ladrão e os 53 ladrões que votaram nesse comudongo preto

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade