Os deputados da oposição vão obstruir a pauta na Câmara, nesta segunda-feira, 3. A informação foi confirmada a Oeste pelo líder do bloco, deputado Carlos Jordy (PL-RJ). O motivo da paralisação é a convocação “repentina” da sessão presencial na Casa para hoje.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai pautar no plenário três matérias importantes para o governo: arcabouço fiscal, reforma tributária e o projeto de lei (PL) que retoma o chamado “voto de qualidade” nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A sessão, contudo, ainda não começou.
Normalmente, não há grandes votações às segundas-feiras. Assim, os deputados chegam a Brasília apenas às terça-feiras. A ação de Lira pretende dar celeridade às pautas do Palácio do Planalto, o que desagradou a oposição.
“Vamos votar de forma açodada matérias de tanta importância quanto essas”, disse Jordy. “Por enquanto, a obstrução vai acontecer apenas hoje. Vamos avaliar os movimento de amanhã. Temos que estudar as matérias e ver o posicionamento da bancada.”
O objetivo de Lira é aprovar, ao menos nesta semana, a reforma tributária e o Carf. Conforme apurou Oeste, ele externou isso aos líderes durante uma reunião que aconteceu na noite do domingo 2 na Residência Oficial. Desse modo, uma obstrução por parte da oposição pode provocar uma indisposição com o alagoano.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O Lira está a serviço do PT, com o rabo preso pelo que andou fazendo no passado. Fazem bem os deputados da oposição em criarem dificuldades para um presidente da Câmara que não passa de um lacaio do cara que se senta na cadeira da presidência e de alguns tribunais superiores.
A reforma tributária tão importante não foi debatida e analisada como de ve ser.
Parlamentares não aprovem mais uma aberração desse governo desastroso. Lira está sendo pressionado(PF / STF) como sabermos pela mídia.