O governo do presidente Lula deve realizar nesta semana a posse dos dois novos ministros de Estado — acomodados na Esplanada para melhorar a relação do Palácio do Planalto com o Congresso.
Interlocutores ouvidos pela coluna disseram que Lula marcou para a quarta-feira 13 a cerimônia que vai empossar os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Fufuca assume no lugar da então ministra do Esporte, Ana Moser. Já Silvio vai comandar o Ministério dos Portos e Aeroportos, atualmente gerenciado por Márcio França. Entre os dois ministros de Lula que perderam o atual posto, apenas Ana não foi realocada, até o momento, no governo. França vai assumir o Ministério das Micro e Pequenas Empresas.
+ Secretário de Cláudio Castro deve ser novo líder do PP na Câmara
O PP é o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). Inicialmente, o partido recusou a oferta do chefe do Executivo, pois, segundo a sigla, a pasta não tem “orçamento”. O governo, porém, garantiu que aumentaria a verba do ministério, caso o PP aceitasse a vaga e “turbinaria” a proposta entregando o comando da Caixa Econômica Federal.
Já Silvio deve pedir afastamento do partido para que o Republicanos não se “queime” com a base nas próximas eleições. A sigla é muito ligada a Igreja Universal. Ana é a segunda ministra mulher a ser demitida pelo petista neste ano. A primeira foi a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), que comandava o Ministério do Turismo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].