publicidade
No Ponto

Relatório de PEC que cria mandato para ministros do STF deve ser apresentado depois das eleições

Relatora trabalha com a possibilidade de o texto ser apreciado pela CCJ do Senado até o fim deste ano

Conforme apurou Oeste, a relatora do texto, senadora Tereza Cristina (PP-MS), planeja realizar audiências públicas após a apresentação do parecer | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/19, que fixa mandato de oito anos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado somente depois das eleições.

Conforme apurou Oeste, a relatora do texto, senadora Tereza Cristina (PP-MS), planeja realizar audiências públicas após a apresentação do parecer. Ela ainda trabalha com a possibilidade, de acordo com a apuração da coluna, de o texto ser apreciado pela comissão até o fim deste ano. A parlamentar foi designada relatora da proposta em março.

Receba nossas atualizações

De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), o texto-base da PEC ainda estabelece um mês como prazo para a indicação dos ministros por parte do presidente da República. Além disso, prevê que, uma vez aprovados pelo Senado, os ministros terão de ser nomeados pelo presidente em até dez dias.

Caso isso não ocorra, será considerada a anuência tácita por parte do chefe do Executivo. O texto estabelece que o Senado vai dispor de, no máximo, 120 dias para analisar a indicação do presidente.

Além disso, prevê a hipótese de escolha pela maioria absoluta do Senado caso o presidente da República ultrapasse o prazo estabelecido. O relatório final, contudo, pode modificar trechos da PEC dos mandatos para ministros do STF.

Com amplo apoio da oposição, a PEC dos mandatos para ministros do STF também possui incentivo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que defende ainda a elevação da idade mínima para se tornar ministro do Supremo.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Marbov
    Marbov

    Tem que aumentar para 22 cadeiras no STF a partir de 2026 e limitar a corte somente para assuntos constitucionais.

  2. PCC
    PCC

    Tudo é depois das eleições, aí vem as férias dos nobres parlamentares, e fica tudo pra depois das férias.
    É uma corja!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.