A sabatina do diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da autarquia, deve ocorrer na segunda semana de setembro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, oficializou o nome de Galípolo na quarta-feira 28.
Conforme apurou Oeste, a ala governista trabalha com a possibilidade de a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a votação no plenário da Casa ocorrerem em 10 de setembro.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
A ala governista pretende ainda iniciar o “beija-mão” nos gabinetes dos senadores na próxima semana, quando a Casa estará funcionando em esforço concentrado. Desse modo, os senadores estarão na Casa presencialmente.
Apesar disso, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), ainda não indicaram nenhuma data. A Oeste, Cardoso disse que ainda não há “previsão” para a sabatina. Para ser aprovado no plenário, Galípolo precisa de, no mínimo, 41 votos.
+ Quem é Gabriel Galípolo, indicado por Lula ao Banco Central
O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, permanece no cargo até dezembro deste ano, após cumprir um mandato de quatro anos previsto em lei.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Sabatina no senado, só rindo.
Um bando de politiqueiros, e tapados, em economia….
Pra quê sabatina? Deve ser pra dar a falsa impressão de que estamos falando de um país sério.
Esse aí é mais um pau mandado do Lula.