O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), soltou o cacique Serere Xavante, neste sábado, 9. O juiz do STF, contudo, determinou medidas cautelares para o indígena.
A Oeste, Geovane Pessoa, advogado do agora ex-detento, afirmou que o STF não o comunicou da soltura do cliente. “Fiquei sabendo por meio de uma colega”, disse Pessoa.
A partir de agora, o homem vai ter de usar tornozeleira eletrônica, além de outras limitações, como, por exemplo, não sair de casa em determinados horários, não dar entrevistas e usar redes sociais.
Prisão de Serere
Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal prendeu Serere, por supostamente participar de atos considerados antidemocráticos pelo STF. Na ocasião, o indígena se manifestou contra a eleição do então presidente eleito Lula. A Procuradoria-Geral da República (PGR) é a responsável pelo pedido.
De acordo com o STF, o cacique teria atentado contra a ordem pública durante manifestações em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília (onde supostamente invadiram a área de embarque), no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde estão Lula e Alckmin estavam hospedados. A defesa nega a autoria dos ataques.
Em maio deste ano, contudo, a PGR reiterou ao STF um pedido de soltura do indígena. Isso porque a procuradoria já não via mais necessidade de ele permanecer preso.
Oeste teve acessos às condições do cacique na cadeia. Relatos do advogado dão conta de depressão, magreza e visíveis sinais de tristeza.
Leia também: “Um indío esquecido na prisão”, reportagem publicada na Edição 169 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esse stf TODOS tem descerem responsáveis….e extirpados do stf e responder a processo internacionais…corte de Haia.
Tem de serem impedidos de viajar ao exterior o crime que esse stf fez por ação e por OMISSÃO….TEM de ganhar o MUNDO!
Os atos desse judiciário brasileiro se assemelham aos métodos nazistas em 1933 a 1936….Hittler fez o mesmo modus operandi na Alemanha….
TODOS TEM de serem indenizados….TODOS!
Pelo governo federal com as verbas do judiciário….eu calculo uns 100 milhões para todos os perseguidos….são mais de 3000. Tem empresários, jornalistas índios, idosos, deficientes….um horror esse stf fez…e VAI TER de PAGAR!
O carrasco cabeça de ovo chefe dos JUSTICEIROS do stf, instituição que se tornou uma VERGONHA NACIONAL, está tentando abafar sua própria torpeza soltando pessoas sabidamente INOCENTES…será em algum momento julgado por ABUSO DE PODER!!! E SE DEUS AJUDAR MOFAR NA CADEIA. só assim recuperamos nossa dignidade como jurisdicionados de LEIS QUE SERVEM A TODOS indistintamente…
O que acontece é que isso já está se tornando um enorme imbróglio porque fatalmente todas essas prisões ilegais e inconstitucionais não vão poder continuar indefinidamente , e agora estão tentando uma saída pela tangente para evitar a enxurrada e processos contra o estado movidos por essas vitimas , por danos morais etc.
Basta ver a proposta indecente de arquivar os processos mediante uma confissão de culpa por um crime que não foi cometido por não existir no código de processo penal brasileiro ( crime de opinião e/ou pensamento).
Então um belo dia aparece um agente da policia federal retira a tornozeleira da pessoa e diz ” está tudo certo?” é só isso?
Aí começa o problema , não está tudo certo não , se estivesse a pessoa não estaria presa não é mesmo?
Se nada foi provado e a pessoa não assinou nenhuma confissão então estava presa injustamente portanto cabe processo de reparação de danos .
E eu pergunto quem vai ser o responsável por por todas esses danos morais e ilegalidades ?
E o stf vai dizer o que para essas pessoas? ” desculpem a nossa falha?” é isso ?
E eles começam a fazer propostas indecentes porque sabem perfeitamente o tamanho da encrenca que estão se metendo , e sabem também que não vai acabar bem , então querem arranjar um jeitinho de sair pela tangente como se não fosse com eles .
Realmente estão criando um problemão com essas ilegalidades , e esses ministros que estão coadunando com isso serão fatalmente responsabilizados por esses atos inconstitucionais , afinal o mundo dá voltas e as coisas mudam constantemente e mais rápido do que as vezes queremos , por isso vale a expressão ::::: “o pavão de hoje será o espanador de amanhã”. `é sempre assim porque a historia sempre se repete.
Então fiquemos atentos aos próximos capítulos desse filme de terror.
Concordo
Graças a Deus o soltaram! Alexandre de Moraes ditador. A justiça que lhe aguarda é a mesma que protege está nação!
Só a tirania praticada pelos “deuses supremos” pode fazer o que der na telha ,a ponto de termos o primeiro índio terrorista do mundo. O Moraes é um psicopata narcisista e inescrupuloso…
O Rei Sol também não vai permitir que ele use arco e flecha, coma peixe com farinha, more na selva e nem se expresse em linguagem desconhecida da Suprema Tribo.
Os corruptos que assaltaram os cofres público e prejudicaram o povo (um deles na PR), estão livres leves e soltos com a proteção dos que deveriam impor as Leis.
Serere continuará preso em casa. Tirania da toga.
Deus é fiel. Deixa o homem pensar que tem o controle…Deus é perito em deixar os soberbos pensarem que tem o controle de tudo.
O Sererê poderia ir pro meio do mato com a tornozeleira onde não chega sinal eletromagnético algum. Se o xerife da capa preta quiser, Sererê manda um sinal de fumaça ou tambor.