O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva institucionalizou a narrativa do Partido dos Trabalhadores de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, foi um golpe.
O texto com a palavra “golpe”, em referência ao impeachment, foi publicado no site oficial do Palácio do Planalto, em 13 de janeiro, e divulga a nova diretoria da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC): “O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, indicou também para processo de transição na EBC outras quatro mulheres, que assumirão cargos de assessoria ou gerências: Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC cassado após o golpe de 2016; Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa; e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini”.
Dilma teve o mandato cassado em agosto de 2016, depois de um processo regular de abertura de impeachment, o qual seguiu os trâmites legais no Congresso Nacional. Com a cassação de Dilma, o então vice-presidente, Michel Temer (MDB), assumiu a Presidência.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
É isso aí. Nesse caso não tem ataque as instituições, ao Legislativo, Senado e a Câmara e Judiciário com o Supremo Tribunal Federal que são chamados de golpistas. Sim, são chamados de golpistas por esse (des)governo ilegítimo que eles, em especial o supremo impôs ao Povo. A imprensa prostituida e criminosa, criadora de fake news, de calunias, injurias e difamações contra o Presidente Bolsonaro e o povo, nada fala a respeito disso. Raça de víboras.
Dilma foi afastada baseada em qual crime❓
Ficou provado que não teve crime.
Então, FOI GOLPE, não amola.
Até o literalmente Michel Temer já disse que foi golpe, apenas alguns setores da imprensa continuam tentando fingir que não foi.
Sim, se o impeachment da Dilma em 2016 foi golpe, chegou a hora de processar os golpistas. Quem são? As mesas da Câmara e do Senado? Os deputados e senadores? O STF, que presidiu o processo? Vamos lá, valentes! A hora é de fazer valer a força da lei e do Estado de direito.
Dilma foi afastada com base no crime fiscal, as tais pedaladas fiscais. Na época era crime. Hoje, provavelmente crime é ser honesto e patriota. Isso aí dá cadeia.
O que vocês tem contra a verdade?????
Foi golpe.
Punto e basta!
Qual o cargo que deram para ela? Esquecimento e quanto ao golpe 😂😂✋😂😂
Vamos ser realistas. No âmbito da Política (pelo menos, mas não só), a Verdade é uma construção discursiva. A “verdade mesma” nunca é objeto da Política. Então, feliz ou infelizmente, faz todo o sentido que, sob uma administração petista, as personagens do Partido procurem se estabelecer politicamente. Ninguém pode esperar que um flamenguista assuma perante um corintiano a fragilidade do time. Até que isto pode acontecer, mas, no fundo, é pura balela, falsa modéstia, pra aparecer bem na foto.
Convenhamos, o ser humano é assim, puxa sardinha pro seu prato, porque “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Negar isto é hipocrisia.
Absolutamente certo!
Isso pode ser resumido pela famosa frase: A História é contada pelos vencedores.
A própria Dilma, quando presidente, anulou a sessão do Congresso que, de forma absolutamente legal na época, declarou vaga a Presidência da República quando João Goulart fugiu do Brasil. A rigor, tudo que ocorreu em seguida poderia ser considerado nulo.
Não só recriando uma narrativa falsa, como indo contra as instituições. O lado bom é que a guerra agora não é só com Bolsonaro.
Temer já pode por as barbas de molho.
Quando Dilma assumiu o primeiro mandato, um jornalista observou que ela tem “olhos de vingança”. Será que o careca vai dar conta de segurar essa onda de novo, na atual conjuntura? Acho difícil! Pobre Marcela! Tão jovem e tão só.
Mas, de fato, houve um golpe ali. O primeiro grande golpe ao Estado Democrático de Direito. Dilma não perdeu seus direitos políticos devido a uma maracutaia suprema.