-Publicidade-

Coronavírus: Brasil já tem mais seringas do que vacinas

Conforme 'Oeste' antecipou, não vai faltar seringa para a vacina
Foto: Lidianne Andrade/Estadão Conteúdo
Foto: Lidianne Andrade/Estadão Conteúdo | Foto: Lidianne Andrade/Estadão Conteúdo

Conforme ‘Oeste’ antecipou, não vai faltar seringa para vacinação

vacina da oxford
O país conta com 14 seringas por cada dose para iniciar seu programa de vacinação contra o coronavírus | Foto: Lidianne Andrade/Estadão Conteúdo

O Brasil tem 180 milhões de seringas com agulhas e 12,8 milhões de doses de vacinas para começar a imunização contra a covid-19. Na quarta-feira 13, o Ministério da Saúde já contabilizava 100 milhões de seringas e agulhas próprias destinadas à imunização para conter a pandemia. A maior parte, 60 milhões, foi adquirida por requisição da quantidade excedente produzida pela indústria e o restante, 40 milhões, através da Organização Pan-americana de Saúde. Além disso, as contas ministeriais indicam outros 80 milhões de kits em posse dos Estados. Quanto aos imunizantes, o governo federal anunciou que, neste sábado, 16, devem chegar ao Brasil 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, e cerca de 10,8 milhões de doses da CoronaVac —  desenvolvida pela chinesa Sinovac — que já estão disponíveis no Instituto Butantan, em São Paulo. Resumindo: o país conta com 14 seringas por cada dose para iniciar seu programa de vacinação contra o coronavírus.

Conforme Oeste antecipou, não vai faltar seringa para a vacinação. O que falta, agora, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária dar a autorização de uso dos imunizantes. Isso pode acontecer neste domingo, 17, quando a entidade federal terá reunião com a Fundação Oswaldo Cruz — que é parceira da Oxford no Brasil — e com o Instituto Butantan para definir como será o uso emergencial desses produtos.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês