Tendência é que os ministros decidam pela validade das investigações
O plenário do Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira, 17, o julgamento da validade do inquérito das fake news, que apura ofensas a ministros da Corte.
Até agora, 3 dos 11 ministros já votaram, todos a favor da continuidade das investigações. A sessão foi suspensa e será retomada por volta das 14 horas.
Leia mais: Inquérito das ‘fake news’ deve ser validado pelo STF
No dia 10 de junho, o relator do caso, Luiz Edson Fachin, foi a favor da validade das investigações.
Os ministros Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, e Luís Roberto Barroso acompanharam o voto de Fachin.
Leia mais: O Supremo não tem o direito de fazer uma investigação criminal, afirmam juristas
As investigações foram abertas de ofício pelo presidente do STF, Dias Toffoli, em 14 de março de 2019 e, desde então, são alvo de críticas.
Juristas, como a procuradora-regional da República em Porto Alegre Thaméa Danelon, consideram ilegal várias decisões tomadas pelos ministros.
Nos votos de Fachin e do Barroso eles são favoráveis a continuidade do inquérito, mas tem que limitar os investigados, tem que da vistas a defesa, tem que ter a participação do MP, etc. Ou seja, “aprovam” a continuidade do inquérito, mas de outra forma. Ainda sim continuará inconstitucional. Quem é vitima não pode ser o investigador. E neste caso, o STF é a “vitima”.
Se estão julgando ofensas à Corte é de se entender que a Corte é vítima. Se é vítima não pode julgar. O tema deveria ir para o STM. Sendo o STF o resultado é conhecido de antemão.
Eles podem votar o que quiserem, mas a credibilidade não recuperam mais. Viverão agora só pelo autoritarismo do terror e das ameaças Levarão o país à anarquia e ainda dirão que são defensores da democracia. Fazem isso porque contam com o apoio da velha mídia corrupta e esquerdopata.
Os únicos que podem alguma coisa são os senadores, mas ….
Os conspiradores da República!! NADA DE ANORMAL, FARÃO UM CONTORCIONISMO JURÍDICO, COMO SEMPRE, PRA LEGALIZAR O QUE É ILEGAL.
tá e daí ? se o STF criar maioria sobre a legalidade do inquérito das fake news contra tudo e contra todos o que se faz ? o que virá pela frente ? qualquer encaminhamento que se dê depois disto é tenebroso e preocupante