O sétimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que está repatriando brasileiros de Israel, decolou na tarde desta sexta-feira, 20, de Tel-Aviv com 69 passageiros a bordo. A lista de resgatados inclui três bolivianas — duas menores de idade e a mãe delas.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A aeronave modelo K-390 deve pousar no Rio de Janeiro na tarde do sábado 21.
“Não há, atualmente, outros estrangeiros interessados em deslocamento ao Brasil”, informou o MRE em nota. “As cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após constatado o não comparecimento de passageiros brasileiros.”
+ Guerra Israel-Hamas: resolução do Brasil é rejeitada na ONU
No domingo 22, o oitavo voo de repatriação partirá para Israel pela manhã. Conforme o MRE, levando em consideração as “condições locais atuais e a operação regular do Aeroporto de Ben Gurion”, principal aeroporto internacional do país, não estão previstos voos adicionais para brasileiros em Israel.
Na quinta-feira 18, conforme o governo federal, a Operação Voltando Para Casa — que resgata os brasileiros de Israel — atingiu o patamar de mais de 1,1 mil resgatados.
+ Israel vai evacuar cidade na fronteira com o Líbano
Conflito em Israel: brasileiros ainda estão em Gaza
Um grupo de cerca de 30 brasileiros ainda aguarda o resgate na Faixa de Gaza, região mais perigosa do conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel. Segundo o MRE, o grupo continua abrigado na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, e Rafah, próxima à fronteira com o Egito.
“O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais, aos quais vem provendo informações e itens de primeira necessidade”, continuou o MRE. “Veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.”
+ Confira as notícias sobre Israel
O Brasil continua negociando com o Egito para viabilizar a passagem dos brasileiros pelo país. A aeronave presidencial, inclusive, foi enviada para ajudar no resgate dos repatriados. Hoje, o conflito entre o grupo terrorista em Israel chega ao 14° dia.