A comitiva do presidente Lula para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) desembarcou em Riad, na Arábia Saudita, nesta terça-feira, 28, e deve ser a maior da história.
Treze ministros de Estado acompanham o presidente: Fernando Haddad (Economia), Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jader Filho (Cidades), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Fávaro (Agricultura), Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Celso Sabino (Turismo), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
Bom dia. Chegando na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos… pic.twitter.com/kNAnFZCuN5
— Lula (@LulaOficial) November 28, 2023
Comitiva de Lula para a COP28 tem inscrição recorde
Além de integrantes do Executivo, há membros do Poder Legislativo, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Um grupo de 15 senadores também deve ir ao evento.
Paralelamente, quase 2,5 mil pessoas se inscreveram para participar do ato. Não se sabe, contudo, se todas irão. A COP28ocorre entre 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Espera-se que, do evento, saiam 20 acordos ligados a questões ambientais. O principal objetivo da COP28 é discutir as “mudanças climáticas”.
Leia também: “A evolução do ambientalismo e o Brasil no banco dos réus”, artigo de Eduardo Villas Bôas publicado na Edição 143 da Revista Oeste
Quem são os 15 senadores, além do Pacheco, que foram nessa viagem ?
É, todo mundo nas nossas costas. Fazer turismo de graça é mole, quero ver quando não estiverem mais no poder: vão andar de jegue.
Essas mudanças climáticas realmente precisam ser discutidas. Uma hora é onda de calor, outra é onda de frio, depois é tempestade, é seca. É verão, é inverno, é outono, é primavera. Uma hora é dia outra e noite. Uma bagunça. Culpa da oposição.
Será que a Guajajara foi procurar indios ou não tem o que fazer aqui no Brasil, como muitos outros desta trump?
Que vergonha, quase a quadrilha toda. Faltou levar o stf, os narcotraficantes os presidiários.
Rei 9 dedos primeiro e a primeira desgrama com sua comitiva de nobres e sátrapas.
Um bando de vagabundos gastando o dinheiro do povo.
São todos parasitas que vivem as custas daqueles que trabalhão e produzem.
Comissão de elite? Comissão de vagabundos, sanguessugas e gastadores de dinheiro público. A começar pelo despresidente.