A CPI acabou em nada

O relator da comissão e o seu presidente fizeram uma monumental simulação de atividade nos últimos 180 dias
-Publicidade-
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues, o presidente da CPI, Omar Aziz, e relator da CPI, Renan Calheiros
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues, o presidente da CPI, Omar Aziz, e relator da CPI, Renan Calheiros | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

(J.R. Guzzo, publicado no jornal  O Estado de S.Paulo em 21 de outubro de 2021)

A “CPI da Covid”, após seis meses como o único evento na vida política do Brasil, a bomba de hidrogênio que iria reduzir o governo a pó e mandar o presidente da República para a cadeia pelos próximos 80 anos, finalmente acabou. Acabou ou está morta? Mais: chegou a estar viva algum dia, já que tinha as suas sentenças de condenação perfeitamente prontas antes mesmo de ser aberta a sua primeira sessão de “trabalhos”?

O relator da comissão e o seu presidente, mais um ou outro ajudantezinho, fizeram uma monumental simulação de atividade nos últimos 180 dias — parecia que estavam investigando os horrores mais extremados dos 521 anos de história do Brasil. Mas nunca investigaram nada, não de verdade, e o resultado é que as suas conclusões são as que já estavam prontas quando tiveram a ideia de montar esse show. Do nada, no fim das contas, saiu o nada.

-Publicidade-

Qual a seriedade que se pode esperar, dos pontos de vista legal, político e moral, de uma comissão que passa seis meses a vender a ideia de que está apurando atos monstruosos de corrupção e, no fim dos “trabalhos”, não inclui entre as suas acusações oficiais o desvio de uma única caneta Bic? Ou havia ladroagem ou não havia — ou havia em outro lugar, bem longe de onde estavam procurando. Se não havia, os sócios-controladores da CPI passaram seis meses mentindo para o público. Se havia, por que não aparece nada no relatório final? Outra trapaça, de nível equivalente a essa, é o conto do “genocídio”. Não se pode sair por aí dizendo, assim à toa, que alguém é genocida; em matéria de crime, não é como passar a mão no celular da moça que está esperando no ponto do ônibus. A CPI trapaceou de novo — disse que tinha genocídio. Depois disse que não tinha. Dá para levar a sério?

Era só ler o que está escrito na lei: genocídio é destruir “grupo nacional, étnico, racial ou religioso”. Para isso o sujeito tem de “matar membros do grupo”, ou submeter o grupo, “intencionalmente”, a condições que levem à sua “destruição física”, ou “impedir os nascimentos no seio do grupo” ou, enfim, fazer “transferências forçadas de crianças para outro grupo”. É coisa de gente que mexe com campo de concentração, e daí para baixo. Como atribuir um átomo de honestidade a quem brinca com acusações como essa?

A CPI, nisso aí, revelou que tem credibilidade zero, com viés de baixa. Porque seria melhor nas suas acusações de “crime contra a humanidade”, ou de “epidemia” — que, segundo a lei, não é andar sem máscara, mas “propagar germes patogênicos”? É difícil dizer.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

20 comentários Ver comentários

  1. Deveriam todos eles serem processados por acusação caluniosa, desperdício do dinheiro publico, serem acusados na comissão de ética do Senado sem ética kkkkk, em fim terem seu sigilinhos quebrados……..será que achariam algo nas contas destes 3 mequetrepes ai kkkkkkk

  2. =>”Como atribuir um átomo de honestidade a quem brinca com acusações como essa?”<=; esse inserto extraído do texto de Guzzo já diz tudo que se poderia dizer!

  3. O nobre repórter que me perdoe, mas o título está um tanto fora da realidade, acho que “não acabou em nada” não, pois diversos crimes graves foram cometidos lá por parte de alguns integrantes, desde ofensa à honra até discriminação de médicos que, NA SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL, foram tratados como bandidos por tentarem salvar vidas. Aqui, aguardando esses “senadores” pagarem por seus crimes.

  4. Até então eu achava que era a ignorância do povo brasileiro que elegiam esses “distintos”. Perdi minha inocência, eleições no Brasil nem Freud explica.

  5. Senado e Câmara infestados de vagabundos e canalhas da pior espécie. Povão tbem é idiota pois reelege por anos a fio os cretinos de sempre, vide exemplos dentro desta CPI, Renan,Aziz etc……

  6. Senado cafajeste, instituição composta por marginais a lei, alcolatras, membros de orcrims.
    Existe apenas para proteger filhos de bandidos, de barbalhos, de Calheiros.
    Senado de merda

  7. A resposta para esses políticos dessa CPI aparentemente, forjada para se vingarem, será dada pela CPI de Pernambuco. Existem pessoas delatando nesta CPI, segundo o relator em entrevista.

  8. Serra você foi a maior decepção, porque não denunciou esses senadores no conselho de ética, talvez seja porque não é provido de ética também. Olha a atrocidade que fizeram com a Dra Nise Yamaguchi, aliás a maioria dos senadores ficaram calados, inclusive o gostosão do Podemos que agora quer lançar candidato a presidente, que moral vocês tem, Moro sai fora é tudo bandido!!

    1. Como conseguiram reunir um senado sem qualificação como esse . Moro se se filiar ao Podemos estará dando aval à esta atrocidade, não terá meu voto.

  9. Deu sim JR! Deu um prejuízo financeiro ao já pobre povo brasileiro. Que se faça uma CPI pra se apurar os gastos dessa pantomima circense

  10. IMAGINO COMO DEVE FICAR A CABEÇA DE UM JOVEM IDEALISTA, APLICADO EM SEUS ESTUDOS, CUIDADOSO DE SEUS DEVERES ÉTICOS E MORAIS, ADMIRADOR
    DE SEUS PAIS AO ASSISTIR AS CENAS TOSCAS, MEDÍOCRES, CAFAJESTES PROPICIADAS POR CRIATURAS IGNORANTES, TOTALMENTE DESTITUÍDAS DE
    SENSO DO RIDÍCULO, QUE MENOSPREZAM OS ELEITORES QUE UM DIA NELES ACREDITARAM! REAJAM JOVENS, NÃO SE MIREM NESSES EXEMPLOS!

  11. Esses jegues,incompetentes e corruptos,isso sim,nunca tiveram o intuito de apurar realmente crimes.
    Genocidas e criminosos foram aqueles que desviaram dinheiro mandado pelo governo federal pra comprar respiradores e dispositivos de fornecimento de.oxigenio e nada foi feito,o dinheiro roubado e pessoas mortas axficiadas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.