publicidade
Política

A Moraes, defesa de Bolsonaro se manifesta sobre ida a embaixada

O documento foi enviado no dia que venceria o prazo dado pelo ministro para que o ex-presidente explicasse sobre os dois dias em que permaneceu no local

Bolsonaro
A defesa de Bolsonaro afirma que o ex-presidente esteve na embaixada para cumprir compromissos políticos | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou, nesta quarta-feira, 27, ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes um ofício que explica a ida dele à Embaixada da Hungria, em Brasília.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O documento foi enviado no dia que venceria o prazo dado por Moraes a Bolsonaro para que explicasse sobre os dois dias em que permaneceu no local. 

A defesa do ex-presidente afirma que ele esteve na embaixada para cumprir compromissos políticos. O ofício ainda diz que Bolsonaro continua a desenvolver atividades políticas, sejam nacionais, sejam internacionais. 

Leia também: “Professores devem ensinar que Bolsonaro é genocida, afirma deputada do PT”

“A despeito de não mais ser detentor de mandato, continua extremamente ativa [a agenda], inclusive em relação a lideranças estrangeiras alinhadas com o perfil conservador”, afirmam os advogados do ex-presidente. 

Moraes
O ofício, enviado a Alexandre de Moraes, diz que Jair Bolsonaro continua a desenvolver atividades políticas, sejam nacionais ou internacionais | Foto: osé Cruz/Agência Brasil

Nesse contexto, a defesa afirma que Bolsonaro mantém esse compromisso político com o governo da Hungria, “com quem tem notório alinhamento, razão porque sempre manteve interlocução próxima com as autoridades daquele país”.

Leia mais: “Oposição quer saber quem vazou imagens de circuito interno da Embaixada da Hungria no Brasil”

“A título de exemplo, esteve na posse do presidente Javier Milei, da Argentina — oportunidade em que peticionou perante este Juízo e informando previamente da viagem”, diz o documento. 

Defesa de Bolsonaro lembrou que o ex-presidente recebeu um convite para ir a Israel

A defesa do ex-presidente ainda lembrou que Jair Bolsonaro recebeu, recentemente, um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar o país. “Viagem que aguarda autorização desta Suprema Corte”, dizem os advogados. 

O documento ainda diz que Bolsonaro “jamais deixou de comparecer a qualquer ato para o qual foi intimado”. Além disso, são “conhecidos seus endereços em Brasília, assim como sua rotina profissional no Partido Liberal (PL)”. 

Leia também: “Jair Renan se filia ao PL para se candidatar a vereador em Balneário Camboriú (SC)”

Por fim, a nota diz que “não há, portanto, razões mínimas e nem mesmo cenário jurídico” a justificar que se supunha algum tipo de intento de asilo político. 

“Portanto, diante da ausência de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do Peticionário à embaixada de um país estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga”, afirma a defesa de Bolsonaro. “A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvável e infundada.” 

Leia também: “‘Chega de perseguir’, diz Bolsonaro a jornalistas”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Gilberto Novaes
    Gilberto Novaes

    Enquanto isso a esquerda acumula absurdos e irregularidades. Mas tudo isso só acelera o declínio do atual governo.

  2. Jackson Silva Ferreira
    Jackson Silva Ferreira

    Perseguição implacável, Bolsonaro é tão transparente que estão querendo prender ele a mais de um ano e não conseguem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade