publicidade
Política

José Dirceu diz que 'a primeira grande fake news no Brasil foi o Mensalão'

Declaração foi feita em entrevista, na qual o ex-ministro de Lula também disse que merece ser eleito

José Dirceu sorrindo
Ex-ministro José Dirceu afirma que sua condenação pelo Mensalão foi motivada por questões políticas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse em entrevista ao Canal Livre, da Bandeirantes, divulgada neste domingo, 7, que o Mensalão “foi a primeira grande fake news do Brasil”. Segundo o petista, ele foi acusado de chefiar o esquema porque “era importante para o governo e podia entrar na linha sucessória do presidente Lula”.

Dirceu disse achar merecer ser eleito e voltar ao Congresso — de onde foi cassado em 2005 por causa do Mensalão.

Receba nossas atualizações

“Acho que eu mereço voltar ao Congresso. Fui cassado acusado de ser chefe do Mensalão. [Roberto] Jefferson foi cassado porque não provou que existia o Mensalão. E o STF me absolveu da acusação de formação de quadrilha”, afirmou.

O ex-ministro, porém, não negou acusações de caixa dois nas campanhas eleitorais à época. Contestou apenas as acusações de que havia pagamentos mensais a parlamentares para garantir governabilidade no Congresso, conforme as acusações de então.

“A primeira grande fake news do Brasil foi o Mensalão. Não o caixa dois da campanha eleitoral, mas a história de que existiu o Mensalão. Tanto é que nos autos do STF não há prova nenhuma de que eu era responsável por nada”, declarou.

“Aquilo foi uma condenação política para me tirar da vida política por uma razão simples: pela minha experiência, eu era importante para o governo e podia entrar na linha sucessória do presidente Lula”, completou.

José Dirceu defende acordo com a China

O ex-ministro defendeu a ideia de que o governo brasileiro discuta um acordo comercial com a China para ampliar investimentos no país, principalmente nas áreas de tecnologia e infraestrutura.

Questionado sobre o desempenho da esquerda na América Latina, Dirceu disse que “se fizer um balanço dos últimos 30 anos é fantástico”. “Governamos os principais países, perdemos, voltamos. No Chile, Equador e Brasil já houve alternância. Depois da dissolução da União Soviética e das ditaduras militares, foi algo novo para as esquerdas”, declarou.

Governabilidade

O ex-ministro de Lula disse, ainda, que o presidente enfrenta um problema de governabilidade crônico por causa do tamanho de sua base aliada, mais fiel no Congresso.

“O mundo mudou, e o Brasil mudou. No Congresso, os partidos que o apoiaram (nas eleições) são minoria. Tem 300 votos liderados pelo Arthur Lira. Esse é um governo quase impossível. O Partido Trabalhista venceu na Grã-Bretanha, vai governar com 410 deputados. Governos em minoria no Congresso têm dificuldade de implementar sua agenda”, declarou.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Esse ser é um terrorista que não deve ser eleito para nenhum cargo em nenhum lugar da galáxia.

  2. Eliel De Torres
    Eliel De Torres

    A primeira fake news foi que o PT era um partido político.

  3. Hermes
    Hermes

    E iria confessar a culpa em público? Claro que, como o chefe, nega até a morte. Mente tanto até a mentira parecer verdade. Apesar de o brasileiro votar em qualquer um, espero que nele não votem jamais.

  4. David S
    David S

    É impressionante a capacidade de ser canalha, de um descarado e vagabundo deste.
    Ou o Brasil acorda, ou em muito breve seremos totalmente dominados por cafajestes como este.
    Vade retro…

  5. Edson Carlos de Almeida
    Edson Carlos de Almeida

    O sujeito é ex guerrilheiro , bandido ,corrupto , presidiário , dando entrevista como se fosse um cidadão exemplar ……fim da picada.

    1. Paulo Sérgio Gusson
      Paulo Sérgio Gusson

      Com certeza o atual STF vira à público apoiando as palavras desse bandido , parte das forças armadas , parte da política federal também estão com esse marginal , o povo brasileiro tem que ir as ruas .

  6. Alessandro Mauro Gobetti
    Alessandro Mauro Gobetti

    O Brasil ter bandidos em liberdade é maligno!
    Os ministros do 5TF e o presidente do 5enado são responsáveis diretos pela volta de bandidos à cena do crime.

  7. Rosely M G Goeckler
    Rosely M G Goeckler

    A canalhice do sujeito, que deveria estar na cadeia, é nojenta!🤢🤮

  8. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Membros do crime organizado, e da mediocridade, se sentem prestigiados a ponto de se sentirem aptos e com expectativas de participarem formalmente da Política; i.e., da coisa pública.
    Reflexo, inconteste, do Golpe de Estado perpetrado pelo Judiciário, com cumplicidade de parte das FA e apoio da irrestrito da GloboLixo e assemelhadas.
    A sanha do que não presta no País veio crescendo desde a nefasta Lei da Anistia.
    Permitimos o cupim no pé da mesa, agora, casa de madeira, tenta retardar seu desabamento.

  9. Cláudio Moreira Vicente
    Cláudio Moreira Vicente

    Esse é a cabeça da serpente! servo de satanás!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.