O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) concluiu o “Abril Vermelho”, na sexta-feira 19, com 31 invasões. A denominação do mês indica o período em que o grupo intensifica os ataques a propriedades privadas.
De acordo com o balanço, foram cinco novos acampamentos a partir de 70 ações diversas. O MST afetou 18 Estados e o Distrito Federal.
As ocupações e a construção de novos acampamentos aconteceram em 13 Estados e no DF: Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro.
Câmara aprova urgência para projetos contra o MST
Por 293 votos contra 111, a Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira 17, a urgência para a apreciação do Projeto de Lei (PL) 895/2023.
O PL estabelece sanções administrativas e restrições a invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional.
Conforme apurou Oeste na ocasião, os líderes da Câmara pediram ao presidente da Casa, Arthur Lira, que os requerimentos fossem pautados.
Leia também: “Paulo Teixeira, o ministro do MST”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 204 da Revista Oeste