ACM Neto volta a criticar Doria e afirma que Leite é ‘mais agregador’

'É preciso ter uma visão coletiva, e não individual', afirmou ex-prefeito de Salvador e presidente do Democratas
-Publicidade-
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto, presidente do DEM, elogiou o tucano Eduardo Leite
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto, presidente do DEM, elogiou o tucano Eduardo Leite | Foto: Valter Pontes/Prefeitura de Salvador

Enquanto prepara o partido para a fusão com o PSL, o presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, deixa no ar a possibilidade de a legenda apoiar um nome do PSDB nas eleições de 2022 — desde que não seja o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Segundo o ex-prefeito de Salvador, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputará com Doria a indicação tucana nas prévias da legenda, é um nome capaz de agregar mais forças políticas à eventual candidatura.

Leia mais: “ACM Neto descarta apoio do DEM a Doria: ‘Diálogo está obstruído’”

-Publicidade-

“Leite é um nome mais agregador, que permite uma construção política mais ampla. Seja no sentido de apoiar ou de ser apoiado”, afirmou ACM Neto em entrevista ao jornal O Globo. “Caso se pretenda viabilizar um projeto maior, é preciso ter uma visão coletiva, e não individual. Precisa ser um projeto de uma construção mais ampla, como é o de Leite.”

Leia também: “Deputado apresenta pedido de CPI da Propaganda do governo Doria”

Aliado histórico do PSDB nas disputas pela Presidência da República, o DEM (ex-PFL) esteve ao lado dos tucanos desde 1994. Embora o apoio em 2022 não esteja totalmente descartado, o objetivo da legenda é confirmar a fusão com o PSL e lançar um nome próprio do novo partido ao Palácio do Planalto.

Leia também: “‘Sempre votamos juntos’, diz FHC em encontro com Tasso e Leite”

Em maio deste ano, como registrou Oeste, ACM Neto já havia praticamente descartado o apoio do DEM a Doria caso o governador paulista fosse candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. “Não vamos comprometer essa relação de amizade histórica dos dois partidos. Mas, neste momento, o diálogo com Doria está obstruído”, disse, na época.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.