O presidente do Diretório Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo, publicou um vídeo para criticar as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As declarações circularam nesta sexta-feira, 16, nas redes sociais.
O advogado comentou especificamente a decisão de Alexandre de Moraes que autorizou a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF). O ministro proibiu o contato dos investigados, “inclusive através de advogados”. A ação investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Tentam amarrar as mãos da advocacia, atacando frontalmente o livre exercício da profissão”, comentou Leonardo. “Mais uma vez agindo sem respaldo legal, de forma arbitrária e autoritária. Não podemos ficar inertes diante de ataques à advocacia, que é a voz do cidadão perante o sistema de Justiça. Somos essa voz e se formos calados todos os cidadãos estarão indefesos.”
Presidente da OAB-MG critica os colegas
Presidente OAB-mg
— Camila Abdo (@camilaabdo_) February 16, 2024
Sérgio Leonardo pic.twitter.com/UbyyQFA0KL
Em vídeo publicado no Instagram, o presidente da OAB-MG também criticou seus pares, que estariam ignorando as ilegalidades cometidas por ministros do STF.
Leia mais: “Juristas criticam ‘erro elementar’ de Alexandre de Moraes ao proibir comunicação entre advogados”
“Ontem, proibiram os advogados de conversarem entre si, mas, como não fazemos parte do grupo, nós nada fizemos”, disse. “Amanhã, se decidirem cercear a minha, a sua, a nossa liberdade, o nosso direito de defesa, o exercício pleno da cidadania no nosso país, pode não ter ninguém mais para nos socorrer pois nada fizemos.”
Leonardo citou que a Diretoria Federal da OAB enviou um processo ao STF, pedindo que a Corte restabeleça a comunicação entre os advogados dos investigados. “Não podemos tolerar que advogados e advogadas sejam confundidos com seus clientes e tenham suas condutas profissionais criminalisadas”, comentou.
Ele ainda disse que, caso o Supremo não aceite o pedido da OAB, a organização irá acionar os organismos internacionais.
Alexandre de Moraes nega que proibiu contato entre advogados
O ministro afirmou, nesta sexta-feira, 16, que não proibiu o contato entre advogados dos investigados por suposta tentativa de golpe de Estado.
A manifestação de Alexandre de Moraes se deu no âmbito de um processo enviado ao STF pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, no qual observou que a defesa não pode ser impedida de interagir com seu cliente.
Conforme o ministro, “em momento algum houve qualquer [sic] vedação de comunicação entre os advogados e seus clientes ou entre os diversos advogados dos investigados”. Ele também afirmou que não há impacto nas prerrogativas da advocacia.
Saída à francesa, por ter sido encurralado.
Boa tarde.
Parabéns a OAB – MG.
Que Deus fortaleça a todos nesta batalha que enfrentamos contra o mal.
Que Deus abençõe a todos.
Esse aí ,tem nosso respeito, pois ganhou pelo voto.
A Nacional, é uma ação entre amigos.
Comunistas, é claro.
Deveria viver de verba de campanha e não de contribuição de advogados.
Esses, não recebem benefícios desse partido político.
Pior, pagam pra não ter nada.
…Antes tarde do que nunca… Dá para imaginar a pressão e o terror gerado pelo psicopata supremo…
Uma voz, não direi de coragem pois calou durante todas as demais arbitrariedades cometidas pelo Xandão, mas agora foi atingida prerrogativa de sigilo do Advogado (para ele a de não ter acesso aos autos e ao cliente, também prerrogativas, não era importantes).
Mas espero ouvir “sinais de vida” de outras seccionais (a minha, do Paraná principalmete), a nacional é contaminada, mas grampo no telefone de advogado é serissimo.
Acho interessante. É comum ver comentários do tipo nas redes sociais. “Alguém tem que ou alguém precisa fazer”. Alguém quem cara pálida? Esse alguém somos nós povo. Se o “alguém ” não fizer nada é só morro abaixo.
Moraes, sua hora vai chegar. Pode ter certeza!!
Estão omissos há tempo
Já passou da hora da Ordem do Advogados pressionarem o STF a agir dentro da CF. É inconcebível que continuemos a assistir essas barbaridades calados, precisamos nos unir e dar um basta a essas arbitrariedades de uma corte submissa ao executivo de esquerda, com juízes militantes de carteirinha. E, aviso ao povo, com o Dino vai piorar.
Não seria o momento de descredenciá-lo da OAB? Já passou da hora,
Como membro da OAB, primeiro deveria conhecer um pouco da historia da OAB e se lembrar de Maurício Correa, Sepúlveda Pertence…. e outros que já saíram às ruas em Brasília para protestar por atos autoritários dos Milicos. Como Presidente da OAB-MG, deveria protestar veemente nas ruas aclamando a população para acordar, já que provavelmente ele não quer incomodar, expor o coleguinha dele, o que deveria ser o primeiro a tomar providências contra os tiranos Tocados, o adevogado e Presidente do Congresso Nacional.
O Senado Federal é o grande e único responsável pela zona que esse “ministro” e os outros 10 que silenciam, imputaram ao país, pois ficam dando de roda amedrontados pelas ameaças vindas da mais alta corte.
Ou se expurga esses vigaristas e passamos a ter uma democracia capenga mas funcionando, ou vão calar a todos, a começar pelos advogados.
O cara mente, descaradamente, senão vejamos: “A medida cautelar de proibição de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de seus advogados, é necessária para garantia da regular colheita de provas durante a investigação”, afirmou Moraes. Ora, o que se entende de um texto como este? Que os advogados não podem conversar entre si e com seus clientes, caso contrário transmitiriam mensagens de um investigado para outro, óbvio. É um cara-de-pau. Mas ditador, com sangue nas mãos. Cuidado.
Eu não entendo porque todos ficam capitulando para esse imbecil e mediocre do Moraes, quando tudo o que tem é simplesmente histrionismo. Ele se comporta como o fantasma da ópera, com o perfil e bravado de um durão falastrão e postura hostíl, mas o sujeito quando enfrentado, não passa de um covardão. Esse, é vilão que roubou a eleição, faz uso de sua aparência de nosferatú para induzir o medo. Ele é muito parecido com um pugilista fingido que só fala duro depois que os combatentes em potencial estão separados com segurança. Um dia desses, alguém, algum dia, em algum lugar, vai querer testar sua coragem.
Quando a lei e a moralidade se contradizem, o cidadão tem a alternativa cruel de decidir se perde seu senso moral ou se perde seu respeito pela lei
A lei criada pelo consórcio Luladrão – STF, colocou a força opressiva do governo à disposição dos inescrupulosos que desejam, sem risco, explorar a pessoa, a liberdade e a propriedade de outros. Converteu a pilhagem num direito, a fim de proteger a pilhagem. E converteu a defesa legal em crime, para punir a defesa legal…Quando, então, cessa a pilhagem?
Oras bolas, o roubo deixa de existir quando se torna mais doloroso e mais perigoso do que o trabalho honesto.
Até para leigos, o direito está para lá de ofendido. Mas, os doutores em direito, acham que está tudo bem. Reclamar com quem, então???? “O direito não socorre aos que dormem”. Tá todo mundo em sono, intencional ou por ignorância, dormindo. Câmara e Senado, muito sonolentos…
Tá na hora de alguém enfrentar o Xandão e a sua turma, espero que outros criem coragem e defendam o povo brasileiro. Respeito a Constituição é fundamental para a democracia.!!!
Se outros dirigentes da OAB pelo Brasil afora tivessem a mesma vergonha na cara que tem o dr. SERGIO LEONARDO , talvez o Brasil não teria virado essa ditadura maldita comandada pelo a.moraes.
Esse juiz não tem condições de ser ministro do stf, suja a corte, coloca ela no rol das piores coisas que temos nesse país, o senado tem a obrigação de dar um basta neste tirano
Vocês calaram durante todo esse tempo, foram cúmplices desse ditador, ajudaram a implantar a ditadura no Brasil.
Espero que todos vocês paguem pelo que fizeram.
Se fosse em um país livre, democrático de verdade e sério, já teria sofrido um impeachment. Mas, pode ficar bem tranquilo, está protegido. Lira e Pacheco comem na mão dele.
E quem vai deter esse psicopata ? Esses prostitutos do congresso ?
Se fosse um pais livre e sério, já teria sofrindo um impeachment. Mas pode ficar tranquilo, que está bem protegido.