publicidade
Política

Alexandre é Deus e também o Seu profeta

Nunca houve homem tão poderoso na história da República como Moraes, à exceção do ditador Getúlio e dos generais-presidentes

Alexandre de Moraes STF prisão Bolsonaro
Por ter natureza divina, Alexandre de Moraes é ubíquo nos processos e na política, como se vê agora, no caso do PL da Dosimetria | Foto: Gustavo Moreno/STF

O senador Alessandro Vieira disse na Comissão de Constituição e Justiça do Senado que o ministro Alexandre de Moraes participou da elaboração do PL da Dosimetria.

O grande acordo envolve diretamente o ministro Alexandre de Moraes, que se entende no direito de interagir com senadores e deputados, sugerindo inclusive texto, enquanto ao mesmo tempo na tribuna da Suprema Corte verbaliza o contrário, que o Congresso vai muito mal. Este texto é fruto de um acordo do governo Lula, parte da oposição, o ministro Moraes, dentre outros ministros”, afirmou o senador.

Receba nossas atualizações

+ Leia notícias de Política em Oeste

Em entrevista ao jornalista Josias de Souza, Alessandro Vieira foi contundente na sua crítica a Alexandre de Moraes:

“O ministro Alexandre conversou com vários senadores, discutiu detalhes de redação, sugeriu redações e, depois, faz discurso da tribuna do STF, dizendo que é contra essas mudanças que atentam contra a democracia. Defesa da democracia virou desculpa para qualquer canalhice. As pessoas fazem no escurinho uma coisa, mas pegam o microfone e são defensoras da democracia, e aí a gente tem de se perguntar que democracia é essa”.

“Que democracia é essa” ecoa aquela outra pergunta de “que país é esse”, e a resposta para ambas é simples no determinismo: somos um país tropical, uma democracia tropical, o nosso clima apodrece tudo rapidamente, quando não faz que as coisas já nasçam meio estragadas.

Alexandre de Moraes é o Verbo Encarnado

O acordão para o PL da Dosimetria é só mais um capítulo da nossa história pervertida, não o pior de todos, devo dizer, e causa espanto apenas em quem não conhece o Brasil ou reluta a aceitar a realidade nacional que o algoz dos bolsonaristas possa ter participado da jabuticaba para aliviar a cana de gente que condenou a penas francamente ridículas de tão longas.

Por que ele estaria nessa? Ao que parece, o PL da Dosimetria é moeda de troca para a aprovação de Jorge Messias para o STF.

O único dado original nisso tudo é que nunca houve homem tão poderoso na história da República como Alexandre de Moraes, à exceção do ditador Getúlio Vargas e dos generais-presidentes do regime militar.

Nem Gilmar Mendes chega a ter tanto poder, embora não se deva brincar com ele de jeito nenhum.

O decano do STF sempre esteve mais para eminência parda, apesar do seu comportamento não raro esfuziante; Alexandre de Moraes, por sua vez, apresenta-se aos brasileiros como o portador infalível de verdades indiscutíveis. Ele é o Verbo encarnado da democracia e da justiça.

Os imperadores romanos se acreditavam deuses, e assistimos a fenômeno semelhante no Brasil. A crença de ser portador de uma missão divina — e, portanto, dotado de natureza divina — é a única explicação para que Alexandre de Moraes não veja problema em ser vítima, investigador, acusador e juiz em um mesmo processo.

O decano do STF, Gilmar Mendes, durante o Fórum Jota, em Brasília - 4/12/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O decano do STF, Gilmar Mendes, durante o Fórum Jota, em Brasília – 4/12/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Por ter natureza divina, Alexandre de Moraes é ubíquo nos processos e na política, como se vê agora, no caso do PL da Dosimetria. Ele condenou bolsonaristas; ele legisla para diminuir a pena de quem condenou, deixando aberta a possibilidade de beneficiar o ex-presidente do qual foi carrasco implacável; e ele manifesta publicamente oposição ao projeto de lei que ajudou a escrever. Pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Obviamente, como Verbo Encarnado, o ministro não se sente obrigado a dar explicações sobre nada, muito menos sobre o incrível sucesso do escritório de advocacia da sua mulher. Alexandre é Deus e também o Seu profeta.

6 comentários
  1. JOSE ROBERTO CARRARA
    JOSE ROBERTO CARRARA

    Onde iremos parar, com gente tão repugnante se achando que pode mandar no país?

  2. Joao Teodoro Arruda de Araujo
    Joao Teodoro Arruda de Araujo

    Excelente artigo Mário Sabino. Esse paîs não tem salvação.

  3. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Supremo é o tribunal federal . Não confundir com supremo ministro

  4. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Realmente concordo com Marcos Magalhaes, temos como nunca tivemos um congresso bandido e covarde e uma forcas armadas conivente com o sistema corrupto e criminoso desse governo e justiça .

  5. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Discordo do autor quando diz que nunca houve um homem tão poderoso no país. Eu avalio que nunca houve um congresso, forças armadas tão covardes e submissa como a atual. O personagem na verdade não passa de um psicopata, sádico, doido ignorante que se quer sabe falar.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.