Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante os quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Augusto Heleno presta depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Ele marca presença na sessão do colegiado na manhã desta terça-feira, 26 (acompanhe ao vivo no vídeo acima).
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
A ida de Heleno ao Congresso Nacional ocorre depois de até o Supremo Tribunal Federal (STF) ser acionado. Isso porque o ex-chefe do GSI pediu para não comparecer à CPMI. O ministro Cristiano Zanin, contudo, rejeitou a solicitação.
Na CPMI, Heleno deverá ser alvo de perguntas formuladas, entre outros parlamentares, pelo presidente do colegiado, o deputado federal Arthur Maia (União-BA), e da relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ele está na condição de testemunha.
Em reportagem de Cristyan Costa, a Revista Oeste mostra, na Edição 183, que Eliziane atua como “escudeira do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino”. Enquanto fala publicamente em investigar a “tentativa de golpe” por parte de integrantes da gestão de Bolsonaro, a senadora tenta blindar Dino e outros membros do atual governo.
General Heleno e outros aliados de Bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro
O general Augusto Heleno não é, entretanto, a única pessoa ligada ao ex-presidente Bolsonaro a prestar depoimento à CPMI do 8 de Janeiro. Iniciado em 26 de abril, dias depois de a emissora CNN Brasil divulgar imagens que mostraram como o GSI do governo Lula reagiu à invasão do Palácio do Planalto, o colegiado já convocou, por exemplo, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
A CPMI do 8 de Janeiro tem — oficialmente — o objetivo de entender o que ocasionou o desfecho das manifestações realizadas no início do ano em Brasília. Na ocasião, a sede do STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes.
Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem de Augusto Nunes e Cristyan Costa publicada na Edição 182 da Revista Oeste