Arthur do Val se torna alvo de 10 representações na Alesp

'Mamãe Falei' disse que as mulheres ucranianas são 'fáceis porque são pobres'
-Publicidade-
Chegada do deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, de sua viagem à Guerra da Ucrânia, onde teve áudios vazados com discurso de depreciação da condição das refugiadas, no Aeroporto de Guarulhos, SP - 05/03/2022 | Foto: Willian Moreira/Estadão Conteúdo
Chegada do deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, de sua viagem à Guerra da Ucrânia, onde teve áudios vazados com discurso de depreciação da condição das refugiadas, no Aeroporto de Guarulhos, SP - 05/03/2022 | Foto: Willian Moreira/Estadão Conteúdo

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) recebeu nesta segunda-feira, 7, um conjunto de dez pedidos de representação. A maioria pede que o parlamentar seja cassado, em virtude de falas sobre mulheres ucranianas em vulnerabilidade.

Em uma viagem à Ucrânia, “Mamãe Falei” disse que as mulheres daquele país são “fáceis porque são pobres”. O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai ter 30 dias para analisar os documentos.

Tramitação de processos contra Arthur do Val

-Publicidade-

O Conselho de Ética da Alesp recebe a representação e a envia para a Secretaria-Geral Parlamentar, órgão responsável por instaurar o inquérito, notificar os membros do conselho e o parlamentar representado.

Depois da abertura, o deputado terá o prazo de cinco sessões do plenário, o equivalente a cinco dias, para apresentar a primeira defesa.

Na sequência, é marcada uma reunião do conselho para que os membros decidam se aceitam ou não a representação. Uma vez aceita, o deputado terá novamente o prazo de cinco sessões do plenário para se defender.

Após esse período, o relator apresenta seu voto e os membros do Conselho decidem sobre as penalidades, que podem ser: advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. Um “jovem” de 35 anos vai a Ucrânia e diz um monte de ofensas. Primeiro: o que um deputado estadual vai fazer em uma guerra no exterior? Segundo: será que realmente as pessoas pensaram que o tal MBL era sério???

    Bem, tem gente que crê ser o PT um partido descente e o PSDB, uma oposição ao PT. Com isso, pode-se acreditar em qualquer coisa, inclusive que os ET’s tem bases em Marte.

  2. O que me deixa triste é que eu um dia cheguei a acreditar nesses caras. Lá atras parecia que seriam diferentes… que não se corromperiam. Talvez (eu disse talvez) não tenham se corrompido com questões relacionadas ao dinheiro, mas foram corrompidos moralmente pelo poder. Se tornaram arrogantes, moralistas, acusadores mentirosos que para manter seus discursos, produziram/produzem diversas fakenews. Perseguem, censuram, tentam lacrar… Comportamento de 5ª série da política.

  3. IGNOMÍNIA e ULTRAJE são os dois substantivos (+ os correpondentes adjetivos) que me vêm à cabeça desde sexta-feira passada com esse pestilento e repugnante episódio protagonizado por esse ser na Ucrânia.

  4. Bahhh!!
    EMBROMETION!!

    Vai acabar saindo livre, leve e solto!
    CANALHAS NO BRASIL PROSPERAM!!
    Por que o stf #vergonhamundial na figura do canalha carequinha não prende?!?
    Esse pulha, esse sujo e grotesca criatura…TEM DE SER CASSADO o mais rápido possivel. PSDB PT nunca mais

  5. PROVA CABAL DO CARATER EXTREMAMENTE QUESTIONÁVEL DO DEPUTADO EM QUESTÃO. O MBL SE DESMANCHA A OLHOS VISTOS … RUMO AO OSTRACISMO ELEITORAL. PÉSSIMO REPRESENTANTE … MUITO ABAIXO DA MÉDIA OU ATÉ MESMO DE CRÍTICA CIVILIZADA.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.