O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que as pautas incômodas à Corte não irão avançar na Casa.
Lira se posicionou contra os projetos que limitam decisões individuais dos juízes do STF e que instituem mandatos aos integrantes do STF. Essas duas pautas estão sendo articuladas entre os senadores.
O posicionamento de Lira entra em conflito com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem adotado postura mais incisiva contra o STF.
Lira destoa de Pacheco, sobre o STF
Pacheco defende entre os demais senadores a votação de mandatos mais curtos para juízes da Corte, que atualmente se aposentam compulsoriamente aos 75 anos.
Somado a isso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou recentemente uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) que põe limites às decisões individuais dos ministros.
Pacheco afirmou em entrevistas que tal medida daria “estabilidade jurídica para a jurisprudência no país.”
“Este é o momento de iniciarmos a discussão no Senado e buscarmos a elevação da idade mínima para ingresso no STF, além da fixação de mandatos na Suprema Corte”, sugeriu o líder do Senado em entrevista coletiva. “Isso já funciona em outros países do mundo; ministros e ex-ministros do STF também defendem a ideia’.
Telefonema para Barroso
Em meio ao mal-estar entre Câmara e Senado, Lira tem se aproximado do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, conforme o jornal O Globo. Ambos chegaram a conversar por telefone.
Leia também: “Zanin é relator de ação na qual sua mulher atua como advogada do PT”
Lira demonstrou preocupação com o avanço de pautas que possam trazer inquietação aos ministros. Lira avisou que tais matérias ficarão de fora dos julgamentos, ao menos pelos próximos meses.
Ainda segundo O Globo, Lira entrou em contato com outros dois ministros do STF para demonstrar seu posicionamento.
Legislativo está de joelhos.
Assim como no futebol os jogadores da defesa se revezam nas faltas contra os atacantes, Lira e Pacheco se revezam no enfrentamento aos abusos e usurpação de poderes do STF. Quando um critica o outro afaga e assim vamos fingindo indignação e anunciando mudanças para que na prática, tudo continue como está. Puro jogo de cena.
Já passou muito, muito, da hora desses sanguessugas do dinheiro público, fazer jus aos altos salários, auxílio-tudo, viagens, turismo e muitas outras benesses, que usufruem com o dinheiro dos impostos que pagamos, e, terem UM MÍNIMO DE VERGONHA NA CARA e começarem a trabalhar em prol da população.
Basta de vagabundagem dos ocupantes dessas casas !!
Se não querem trabalhar, peguem os seus chapéus e renunciem aos cargos !!
A população agradece !! Vai sobrar muito dinheiro público para atender as necessidades prementes de muitos miseráveis famintos no Brasil !!
LIRA e CALHEIROS são apenas os cabeças de facções alagoanas. Nenhum dos dois presta e estão disponíveis para qualquer barganha. Tanto Lira como Pacheco estão nas mãos do STF e farão sempre qualquer coisa para agradar os nefandos membros da SUPREMA CORJA. Nenhuma novidade.
Que os eleitores se lembrem dele nas próximas eleições. Esse homem é um servidor para tudo de ruim que acontece no País…
Salvo engano ele é deputado por Alagoas, estado com baixíssimo nível educacional, e com isso fica mais difícil o controle pelo eleitor local sobre a qualidade do mandato exercido.
Tudo jogo de cena para enganar o cidadão distraído. O Pacheco sempre se posicionou como serviçal, um braço do supremo. Sempre travou tudo. Agora ele vem de bom moço e o Lyra de vilão? O supremo defeca sobre a constituição e ambos nada fazem. Na minha percepção, olhando da libertação do Lula, seus direitos restituídos, os ataques a direita, o calar o censurar a direita por parte do supremo; a recusa em auditar depois do pleito e ainda multar, o caçar sem motivo concreto o Bolsonaro… diante desse quadro, eu vejo que sofremos um GOLPE DE ESTADO DADO PELA CÚPULA DOS PODERES. E principalmente diante de um congresso comprado e calado pelas emendas parlamentares e seus bilhões. Não é possível um homem apenas no senado, ou um homem apenas na câmara, calar todo um congresso. Não, isso é má fé do congresso em sua maioria, sim maioria. Pois se a maioria quisesse de fato mudar, mudariam a lei e obrigariam o presidente da casa seja qual for, senado ou câmara, ser obrigado a pautar o impedimento de ministro em 15 dias no máximo e que plenário decida. Não é um mero pedido de impedimento apenas, mas sim mais de 50. Isso mostra que há algo errado. Que o plenário decida. Outra coisa, um presidente de uma dessas casas, jamais poderia ser eleito, quando tiver processos correndo no supremo. Isso os tronam presa fácil do sistema.
Concordo plenamente! Não pode um único homem na Camara ou no Senado impedir q pautas sejam avaliadas!
Agora é Lira? O q o STF tem na gaveta contra Lira?
Mais que na hora de frear Arthur Lira. CHEGA!
LIXO, covarde e rabo preso! FDP!
Alguém no STF apresentou ao Lira um dossiê dele, de familiares e amigos e mandou a ordem: dê teus pulos, porque aqui estamos com o dedo no gatilho. Lira, com medo já avisou que vai cuidar dos seus e o Brasil que se lasque. Covarde, corrupto…;. Senhores deputados, esperamos que cumpram com o seu dever para com a sociedade brasileira e seus eleitores. Não aceitem essas decisões do Arthur Lira.
Lira usa essas pautas como uma moeda de troca, vocês (STF) não julgam meus processos e eu seguro eles (Deputados) aqui. Simples no Brasil, ou seja, tem o rabo preso.
Quem tem rabo preso age como capacho. Esse alagoano não representa o povo honesto de Alagoas.
Dia vai, dia vem o barro se vai da latrina. O mesmo ocorre com delírio.
E aí Srs. Lira e Pacheco ?
Gostou das opiniões que temos sobre vocês ?
Não existe mais vergonha na cara.
CANALHADA, BANDIDAGEM….essa Alagoas só gera bandidagem política… estado LIXO!
Não entendo por que, homens covardes e assustados como coelhos, que não cumprem com as suas obrigações, permaneçam “presidindo” o congresso e senado, e os seus pares não tomem nenhuma atitude eficaz, para tirar esses incompetentes dos cargos que ocupa e não honram.
Cada vez mais, fica cristalino que nessas casas só tem gente com os rabos presos e por isso, ignoram as suas funções e atribuições parlamentares.
Ah sim, eles têm preocupações sim……com os salários milionários e benesses que os cargos lhes conferem.
Para eles, o resto são detalhes, que não devem ser lembrados.
E segue a festa !!!
Exatamente isso, prezado Garcia, os interesses são eminentemente pessoais e, na maioria das vezes, inconfessáveis, daí a razão dos rabos presos nas mãos dos outros iguais junto ao STF, e vice-versa!
Já havia suspeitado de ser mais um jogo de cena do Congresso, alguma atitude proativa contra os atos antidemocráticos de alguns Ministros do STF, bem como contra a complacência dos demais.
Infelizmente, os despreparados limitados militantes de esquerda junto ao STF, absolutamente corrompidos pelo poder que acabaram indevidamente arrogando para si, dominam o cenário político de nossos reais representantes, tendo em vista a quantidade de corruptos e de ignorantes que alçamos a nos representar.
Criou-se um ciclo vicioso, onde o STF protege o Congresso e esse protege os membros do STF, enquanto que, no dia a dia, apenas temos conhecimento de quais são iguais; e praticamente já sem muitas surpresas.
O Brasil chegou a esse ponto dada a omissão das pessoas não corruptas, capazes de um mínimo discernimento e não doentes mentais, já que essas, embora presenciando no dia a dia o avanço da corrupção e da doutrinação ideológica marxista tanto nas academias quanto na imprensa, nada fez de concreto e objetivo.
Pagamos o preço de termos aberto mãos de fechar a fábrica de idiotas-úteis no País, o que resultou na produção de uma multidão deles, incontinentemente apoiando e fazendo parte da mediocridade, corrupção e marginalidade operante e mandante no atual Brasil.
Triste!
Lira e STF, pura troca de favores. cubra a minha bunda que eu cubro a sua.
Quando não é um é outro. Cada um mais vagabundo que outro. Que corja é esse congresso nacional!
Lira é um corrupto imundo, ladrão e bandido. Se fizer qualquer coisinha contra os comunistas do STF ele vai para a cadeia.
O que um rabo preso não é capaz de fazer?
Cadê a bancada do PL para pressionar ?
Pautas que devem ser cobrados nas ruas.
Tolos os que acreditam nesse Lira e no Pacheco. Estão lá só defendendo os próprios interesses, barganhando salvos condutos em troca do sacrifício dos brasileiros. São o que há de pior na política.
Ora um ora outro, bandidagem
Preço do kit robótica
Que o povo de Alagoas que só votam em merda , tire esse canalhada da politica nas próximas eleições
Pelo visto o lira é mais inútil e covarde do que o pacheco. A disputa é grande para ver qual é o pior. Acho que os deputados deveriam entrar com uma ação para fazer o impeachment do lira por prevaricação.
Lira não quer discutir pautas que causam inquietações nos ministros! E as pautas do stf que causam inquietação no povo???ora ora ora seu lira, arruma uma desculpa menos esfarrapada!!
UM ABSURDO!!!!! Para que a vontade do POVO seja realizada, é preciso que dois homens em uma Nação inteira não engavetem os projetos de interesse do Brasil. Pachecuzão parecia estar melhorando de seu marasmo na presidência do senado, e agora vem o Falsolira dizer que vai barrar qq iniciativa contra o stf, é tudo jogo de poderes. Me apoia aqui q lá na frente qdo vc precisar de mim eu estarei lá pra te ajudar, ou não?????????????
Como sempre, tem culpa de mais no cartório.
Canalha tem telhado de vidro.