Os sites do governo do Rio Grande do Sul caíram nesta terça-feira, 8, depois de um ataque hacker. Apesar do atentado, os painéis que reúnem dados sobre a pandemia de coronavírus e da vacinação contra a covid-19 seguem no ar.
Tanto o site principal do governo estadual quanto os sites individuais de cada secretaria não estão funcionando. Ao pesquisar os endereços no Google, o internauta depara com uma mensagem ironizando a gestão estadual.
“Você caiu na hackeada […] Como penalidade, todos os serviços on-line do Rio Grande do Sul vão pro (sic) saco”, informa o texto de identificação dos sites. Em nota, o governo estadual comunicou que está tomando providências.
Relacionadas
Ataque hacker contra o governo federal
Em 10 de dezembro de 2021, hackers atacaram os sistemas do Ministério da Saúde. Desde o ocorrido, o acesso às informações ainda é restrito na pasta. Especialistas em ciberataques prestam auxílio ao governo.
Interpelado sobre um backup dos dados à época, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que “os dados dos sistemas foram copiados com segurança”. Contudo, não disse quando as informações seriam disponibilizadas.
Apesar de os técnicos estarem tentando organizar as coisas, o governo informou que o acesso a algumas plataformas foi normalizado: e-SUS Notifica; Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e ConecteSUS.
Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste
Culpa do Bolsonaro.