A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mais conhecida como bancada do agronegócio, vai se reunir, na terça-feira 24, para discutir a derrubada dos vetos feitos pelo presidente Lula ao projeto de lei (PL) do marco temporal.
Como mostrou Oeste, na sexta-feira 20, o petista vetou diversos trechos da proposta. No mesmo dia, a bancada do agro emitiu um comunicado oficial afirmando que derrubaria os vetos de Lula.
+ Confira os vetos de Lula ao marco temporal
O PL do marco temporal foi aprovado pelo Legislativo em 27 de setembro. Seis dias antes, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a tese de que um território indígena só poderia ser demarcado se houvesse uma comprovação de que o requerente estava no local quando a Constituição Federal foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
Entre os vetos, Lula rejeitou a tese que determinava a Constituição como o marco temporal. Desse modo, o petista seguiu o principal entendimento do STF, contrariando o Legislativo.
+ Depois de CPI do MST, oposição lança bancada contra invasões de terras
“A FPA, constituída por 303 deputados federais e 50 senadores, informa que os vetos realizados pela Presidência serão objeto de derrubada em sessão do Congresso Nacional, respeitados os princípios de representatividade das duas Casas Legislativas, com votos suficientes para a ação”, comunicou em nota a bancada na semana passada.
Quero ver se existe mesmo uma bancada do Agro nas duas casas.
Faz o L e engole o choro. Tomara que esses bandidos tomem logo de vez esse país e todo mundo se fd.