Barroso confirma tentativa de ataque ‘hacker’ ao TSE

Presidente da Corte afirmou que tribunal e operadoras de telefonia conseguiram neutralizar ação, que causou instabilidade no e-Titulo
-Publicidade-
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou a tentativa de ataque <i>hacker</i> à Corte eleitoral | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou a tentativa de ataque hacker à Corte eleitoral | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil | tse, hacker, luís roberto barroso, ataque, e-título

Presidente da Corte afirmou que tribunal e operadoras de telefonia conseguiram neutralizar ação, que causou instabilidade no site e no e-Titulo

tse, hacker, luís roberto barroso, ataque, e-título
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou a tentativa de ataque hacker à Corte eleitoral | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
-Publicidade-

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, confirmou neste domingo, 15, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, que hackers tentaram invadir o sistema do tribunal.

“Houve uma tentativa de ataque hoje, com vários acessos [ao site do TSE] simultâneos”, contou Barroso. “Foi totalmente neutralizado pelo TSE e pelas operadoras de telefonia.” O ministro, no entanto, não soube dar detalhes precisos sobre o caso.

O presidente da Corte eleitoral também se desculpou pela instabilidade do e-Título. “O TSE desligou um dos servidores como medida de prevenção contra um eventual ataque hacker“, explicou o ministro. “Com isso, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga e isso afetou a operação do e-Título.”

Segundo Luís Roberto Barroso, a notícia de que houve vazamento de dados de funcionários do TSE procede, mas essa ocorrência é antiga, e ainda não foi possível determinar quão antiga — “se de dez dias atrás ou antigo de cinco anos”.

Substituição de urnas e índice de abstenções

De acordo com Barroso, um número muito pequeno de urnas precisaram ser substituídas no Brasil, um percentual de 0,38% (1.700 unidades). Ainda, o ministro admitiu preocupação com a possibilidade de o país registrar índice de abstenção acima da média nacional, que é de cerca de 20%. Mas reforçou que os números consolidados só serão divulgados após o encerramento das eleições, às 17 horas.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 comments

  1. Tipicamente um ataque DDOS, um ataque de negação de serviço. Bots são programados para fornecer uma quantidade excessiva de acesso ao servidor que trava o serviço web. O desligamento é aplicação de filtros IP reduzem a situação. O desligamento pelo STE é os filtros pela operadoras de telefonia.

  2. #Fim do voto obrigatório!
    #Voto impresso já!
    #lulu boca de veludo no paredão!
    #cabeça de ovo no paredão!
    #fachin no paredão!
    #não ao loquidaum!

  3. Cadê o Barroso? 19:10 hs e em São Paulo só 0,39%das urnas apuradas? Onde está a rapidez e a segurança, esse hiato tão longo para informar dados ? Está pior em muito que 2016, retrocedemos.Quem quer fazer algo, arruma um jeito, quem não quer fazer nada, arruma uma desculpa.Qual será a desculpa agora, em 2014 foi o fuso horário do ACRE. Estranho que nas capitais em que há um favorito para ganhar no primeiro turno as informações já passam de 70%apurados.

  4. Estou vendo o Zé Maria Trindade colocar “o pé na jaca” pela 2a. vez nesta semana.
    1- Disse que Binde já era o presidente dos USA
    2- Disse que a urna eletronica é segura. Sério Zé?
    Credibilidade perde-se apenas uma vez!

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site