-Publicidade-

Barroso defende esforço para ‘desmonocratizar’ o STF

Ele defendeu uma instituição que fale coletivamente e de não forma individualizada

Ele almeja uma instituição que fale coletivamente, e não de forma individualizada

Barroso
Ministro do STF Luís Roberto Barroso | Foto: Reprodução/ABDConst

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Supremo Tribunal Federal deve falar “a uma só voz sobre as grandes questões nacionais”.

Na linha do presidente da Corte, Luiz Fux, o magistrado foi crítico a decisões liminares, que são tomadas por apenas um ministro.

Leia mais: “Para onde vai o Supremo”, reportagem de capa da Revista Oeste desta semana 

A declaração foi dada ontem, segunda-feira 26, em evento on-line da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

“Há neste momento um esforço importante para ‘reinstitucionalizar’ e ‘desmonocratizar’ o Supremo Tribunal Federal para que ele possa falar a uma só voz sobre as grandes questões nacionais e ser ouvido e compreendido pela sociedade. Uma instituição que fale coletivamente, e não um conjunto de idiossincrasias.”

O atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral também afirmou que o país se mostra uma “democracia resiliente” e que as instituições do país têm resistido a “vendavais constantes”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comentários

  1. Nós, os brasileiros, defendemos uma limpeza total na suprema corte, que saiam todos e entrem juízes de carreira e sem udeologia político partidária.

  2. Isso é fake news, estão cansados de serem apontados individualmente pelos erros e, querem que as falcatruas sejam divididas em todos. Não acredito que isso melhore a qualidade das decisões ridículas que estão sendo tomadas.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês